• Resumo

    XIX Seminário de Iniciação Científica e VIII Mostra Científica de Integração Pós-Graduação e Graduação

    Data de publicação: 11/12/2020

    Os programas de pesquisa institucionais da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) permitem aos docentes pesquisadores ampliarem seus conhecimentos e melhorarem, por meio das pesquisas, a qualidade de vida do contexto em que se inserem. Da mesma maneira, os discentes podem ampliar seus conhecimentos e desenvolver um aguçado espírito investigativo por meio da participação em projetos de Iniciação Científica, tornando-se, assim, profissionais capazes de promover a produção de conhecimentos e de contribuir significativamente para o desenvolvimento da sociedade da qual fazem parte.

    Para divulgar essas pesquisas, a Vice-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, por meio da Gerência de Pesquisa e Pós-Graduação, promove o XIX Seminário de Iniciação Científica (SIC-2020), que encerra mais um ciclo de pesquisa, compreendido entre 2019-2020. Nesta edição do Seminário, são apresentados 143 trabalhos desenvolvidos por bolsistas de iniciação científica, apoiados com bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (UNIEDU) e da UNIVALI. Também são apresentados no evento trabalhos desenvolvidos por estudantes do Colégio de Aplicação da UNIVALI, apoiados pela Instituição e pelo CNPq.

    Juntamente ao SIC, é realizada a VIII Mostra Científica de Integração Pós-Graduação e Graduação, na qual são apresentados resultados de dissertações de mestrado e de teses de doutorado, desenvolvidas por estudantes dos programas de pós-graduação Stricto Sensu da UNIVALI, os quais contam com bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Esta edição da Mostra compreende a apresentação de 22 trabalhos de pós-graduação.

    Neste ano de 2020, a Pandemia de Covid-19 impôs aos estudantes e aos professores o desafio de prosseguir com suas pesquisas em um cenário de distanciamento social, com restrições de acesso ao campo de estudo e aos laboratórios. Engajados no processo de adaptação e utilizando plataformas digitais, os pesquisadores da UNIVALI superaram esse desafio com louvor, produzindo ciência e tecnologia de qualidade. Esta publicação expõe, portanto, uma parte considerável do que foi feito em pesquisa na UNIVALI neste período ímpar na história recente e por meio da qual se espera compartilhar os conhecimentos aqui produzidos, possibilitando a comunicação entre os pesquisadores de nossa e de outras instituições.

    Itajaí, dezembro de 2020.

Anais do Seminário de Iniciação Científica da Universidade do Vale do Itajaí

Esta publicação expõe uma parte considerável do que é feito anualmente em pesquisa na UNIVALI e por meio da qual esperamos compartilhar os conhecimentos aqui produzidos, possibilitando a comunicação entre os pesquisadores de nossa e de outras instituições.

Access journal