O setor de Tecnologia da Informação (TI) apresenta uma reduzida participação feminina, pois pesquisas apontam que apenas 20% dos profissionais técnicos do segmento são do público feminino. Esta disparidade se torna mais impactante se considerarmos que as mulheres correspondem a 52,2% da população brasileira. O Estado de Santa Catarina é o quarto estado brasileiro em número de colaboradores no setor de TI, sendo a Grande Florianópolis a região que mais emprega no setor. Estatísticas apontam que 48,3% das vagas nas empresas TI desta região são ocupadas por mulheres, porém 85% dessas vagas referem-se aos setores de serviços gerais, comercial, recursos humanos, marketing, contabilidade e administração. Estudos apontam que a falta de interesse do público feminino pela área de TI tem diversas origens tais como o machismo estrutural nas famílias, que incentivam a busca por carreiras nas áreas de saúde, bem-estar e educação; o desconhecimento de figuras femininas de referência na área (por exemplo Ada Lovelace); o machismo persistente nos ambientes coorporativos. Diante deste cenário, o projeto “Code Queens - aprendendo a programar para o futuro” visa contribuir com a desmistificação da área de TI para meninas do 8º e 9º anos do ensino fundamental, focando na capacitação sobre desenvolvimento de sistemas para web e formação complementar em temas transversais (Direitos Humanos, Empreendedorismo, Inovação, Soft Skill, Gerenciamento de Carreira). O projeto possui parceria com a rede municipal de ensino do município de São José, na Grande Florianópolis, pois o público-alvo são meninas negras, indígenas e em situação vulnerável, que frequentam estas escolas. O tema “Desenvolvimento de Sistemas Web” se deu em função do número de vagas ofertadas para tal perfil profissional na região. O projeto conta também com a parceira de empresas do setor, que colaboram por meio de palestras, oficinas e acompanhamento das alunas, a fim de posteriormente absorver os talentos como menores aprendizes. A metodologia do projeto contempla: Conscientização e Seleção das bolsistas, Revisão da Literatura e Preparação do Material, O Curso, Apresentação dos Resultados para a Comunidade e Acompanhamento das Egressas. As atividades são realizadas nas dependências da UNIVALI Campus Kobrasol, propiciando às alunas uma vivência com acadêmicos e professores da área, nos laboratórios da universidade. As aulas são ministradas por 2 bolsistas de Iniciação Científica, acadêmicas de Ciência da Computação do Campus Kobrasol, enquanto outras 5 acadêmicas voluntárias auxiliam na preparação do material. O projeto implementará 3 turmas ao longo de 3 anos de sua execução. A primeira turma iniciou as atividades em março/2025, com 15 bolsistas de Iniciação Científica Júnior e 5 alunas voluntárias. As aulas ocorrem 2 vezes por semana no contraturno, e tratam sobre Lógica e Programação, Bancos de Dados, Modelagem e Implementação de Sistemas para Web, Inteligência Artificial e Grandes Volumes de Dados, e os temas transversais. As 5 empresas parceiras têm oportunizado encontros apresentando questões técnicas e tendências de mercado. Em paralelo, estão ocorrendo oficinas para professores da rede municipal, ministradas pelos professores/pesquisadores do projeto, sobre Pensamento Computacional. Em dezembro de 2025 será feita a apresentação dos resultados para a Secretaria de Educação de São José, as empresas parceiras e professores da rede municipal, ocasião em que os sistemas desenvolvidos pelas alunas como trabalho de conclusão de curso serão socializados. A partir dali, pretende-se fazer acompanhamento das egressas através de encontros mensais, durante um ano, a fim de verificar como o curso impactou suas vidas e para auxiliar com dúvidas/dicas relativas à carreira. Para as egressas absorvidas por empresas da área, parceiras ou não, o acompanhamento será feito pelo Univali Carreiras e pela coordenação do projeto, através de relatórios de desempenho e reuniões com a egressa e seus supervisores.
Esta publicação expõe uma parte considerável do que é feito anualmente em pesquisa na UNIVALI e por meio da qual esperamos compartilhar os conhecimentos aqui produzidos, possibilitando a comunicação entre os pesquisadores de nossa e de outras instituições.