A relação entre mídia e educação tem se transformado com o avanço das tecnologias digitais, possibilitando novas abordagens pedagógicas, como a educação transmídia, que amplia as perspectivas de conteúdos em diferentes plataformas, entre elas, o vídeo. A transmídia consiste na expansão de um conteúdo por diferentes plataformas, sendo que cada uma delas apresenta uma parte única e compreensível da narrativa, mesmo quando analisada isoladamente, de acordo com Henry Jenkins (2022). Itajaí, Santa Catarina, é o cenário desta pesquisa, que propõe o uso de narrativas transmídia no ensino da história e da cultura local. O objetivo da pesquisa é desenvolver propostas de educação transmídia por meio da produção de vídeos nas escolas de ensino fundamental, utilizando elementos da cultura local, como a Festa Marejada, o Porto de Itajaí, a Casa da Cultura Dide Brandão e a gastronomia típica da região. A pesquisa é exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, utilizando técnicas de produção audiovisual (Kellison, 2012) para engajar os alunos no processo de aprendizagem. Duas propostas foram elaboradas, envolvendo o uso de vídeos pelos alunos: uma focada na cultura, abordando as tradições e festas populares, como a Festa Marejada, que celebra a herança açoriana e a imersão na gastronomia local; e outra centrada na história, explorando a evolução da cidade, as influências europeias, o desenvolvimento do Porto de Itajaí e a importância da Casa da Cultura Dide Brandão como ponto de preservação histórica. Essas propostas visam engajar os alunos de maneira criativa e interativa, promovendo um entendimento mais profundo da identidade cultural e histórica de Itajaí. A pesquisa propôs a criação de um minidocumentário (em formato horizontal) e de um videocast (em formato vertical), com temáticas distintas configurando-se como uma narrativa transmídia educativa, que seriam postados no YouTube, Vimeo ou TikTok. Os principais resultados da pesquisa indicam que o uso de vídeos na educação não só aumenta o engajamento dos estudantes, mas também fortalece o senso de pertencimento à comunidade ao explorar a identidade cultural de Itajaí. A interação com tecnologias acessíveis, como celulares e câmeras digitais, permite aos estudantes expressarem seus conhecimentos de forma criativa e participativa. Além disso, o processo de produção audiovisual facilita a interdisciplinaridade ao combinar elementos de história, cultura, linguagem e tecnologia. Outro aspecto relevante é que a experiência de produzir vídeos possibilita a criação de conteúdos que superam os limites da sala de aula, podendo ser compartilhados em plataformas digitais, ampliando o impacto do aprendizado. A pesquisa evidenciou que a prática transmídia não só melhora a retenção do conhecimento, mas também incentiva os alunos a explorarem novas formas de comunicação e expressão. Dessa forma, os vídeos educativos se consolidam como uma ferramenta de aprendizagem interativa e colaborativa, promovendo um ensino mais inclusivo e alinhado às demandas da era digital.
Esta publicação expõe uma parte considerável do que é feito anualmente em pesquisa na UNIVALI e por meio da qual esperamos compartilhar os conhecimentos aqui produzidos, possibilitando a comunicação entre os pesquisadores de nossa e de outras instituições.