• Resumo

    Construção de tarefas psicoeducativas baseadas na terapia cognitivo-comportamental: um aplicativo para dependência tecnológica

    Data de publicação: 05/12/2025

    O constante crescimento das tecnologias digitais tem causado preocupação para os profissionais da área da saúde, devido aos impactos negativos do uso excessivo dessas tecnologias, o que tem impulsionado pesquisas voltadas à compreensão e ao tratamento da dependência tecnológica, especialmente entre adolescentes. Ao encarar esse cenário emergente, se faz necessário o desenvolvimento de estratégias terapêuticas que possam auxiliar na psicoeducação e reestruturação cognitiva de indivíduos afetados por esse fenômeno. Mediante a escassez de programas estruturados a dependência digital relacionado a Terapia Cognitivo-Comportamental, o presente trabalho se propõe a desenvolver um programa de tarefas psicoeducativas baseadas na TCC, para a intervenção em dependência tecnológica, tendo como questão problema: “Como desenvolver um programa de tarefas psicoeducativas sobre Dependência Tecnológica com base na Terapia Cognitivo-Comportamental para intervenção em adolescentes e adultos jovens?”. O objetivo geral foi: “Desenvolver um programa de tarefas psicoeducativas sobre Dependência Tecnológica com base na Terapia Cognitivo-Comportamental”, e os objetivos específicos que nortearam a pesquisa foram: realizar a revisão de escopo sobre o tema de Dependência Tecnológica e a Terapia Cognitivo-Comportamental; descrever os elementos teóricos encontrados na revisão de escopo para a construção de um programa de tarefas; definir metas de uso de tecnologias, regras, técnicas, layout, cores e mecânica (funcionamento) a serem utilizadas no programa de tarefas; formular um programa de tarefas para smartphone por meio de aplicativo embasados nas atividades da Terapia Cognitivo Comportamental e nos estudos sobre dependência de Tecnologia. Porém, nesta pesquisa, a meta era somente o primeiro objetivo.  A metodologia da pesquisa foi uma revisão de escopo, nas bases de dados SCOPUS, PSYCINFO, PUBMED, EMBASE, BVS, WEB OF SCIENCE e SCIENCE DIRECT, com o intuito de mapear as evidências sobre a dependência tecnológica e intervenções em TCC. Foram incluídos estudos experimentais, quase-experimentais, ensaios clínicos randomizados, ensaios clínicos não-randomizados, que abordaram os termos dependência de Tecnologia, transtorno de adição à internet e/ou dependência tecnológica no título e no resumo, estudos com população alvo adolescente entre 12 e 19 anos, que contiveram intervenção com Terapia Cognitivo-Comportamental e que tinham o texto completo. Foram excluídos estudos de revisão de literatura, artigos preprint, monografias, dissertações e teses, textos duplicados, literatura cinzenta, estudos com foco em comparar intervenções baseadas em Terapia Cognitivo-Comportamental com outras abordagens, artigos com populações mistas, e outras abordagens psicoterapêuticas que não fossem a TCC. Com base nessas informações, definiu-se a estrutura geral do programa de tarefas, incluindo metas de uso saudável da tecnologia e técnicas cognitivo-comportamentais adequadas ao público-alvo. Os artigos selecionados servirão como base teórica para a formulação do programa de tarefas psicoeducativas que compõe o aplicativo, que será a segunda parte desse estudo. Conclui-se que o desenvolvimento de intervenções digitais com o devido referencial teórico acrescenta oportunidades promissoras no campo do desenvolvimento de saúde mental.

Anais do Seminário de Iniciação Científica da Universidade do Vale do Itajaí

Esta publicação expõe uma parte considerável do que é feito anualmente em pesquisa na UNIVALI e por meio da qual esperamos compartilhar os conhecimentos aqui produzidos, possibilitando a comunicação entre os pesquisadores de nossa e de outras instituições.

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