• Resumo

    Adaptar ou incluir: a contemporaneidade do pensamento de Paulo Freire nas produções científicas da Educação Física

    Data de publicação: 05/12/2025

    A inclusão social vem sendo pauta de importantes discussões e evoluções legislativas nas últimas décadas no Brasil. A busca por uma sociedade inclusiva e acessível para as pessoas com deficiência tem sido um tema de crescente relevância no debate público, demandando políticas e ações que garantam seus direitos fundamentais. Nas produções científicas da área da Educação Física os termos adaptada e inclusiva são frequentemente utilizados para organizarem currículos e processos educativos. Sob a perspectiva das Ciências humanas na Educação Física temos como ampliar o olhar sobre os termos e distingui-los conscientemente. A presente pesquisa tem como objetivo geral: compreender como as produções científicas na área da Educação Física abordam e diferenciam os conceitos de Educação Física Adaptada (EFA) e Educação Física Inclusiva (EFI) nas suas relações com os processos educativos inspirados por Paulo Freire. Como objetivos específicos temos: identificar os principais objetivos; caracterizar os resultados obtidos nas produções, descrever os desafios enfrentados e as estratégias pedagógicas sugeridas; arrolar sobre as relações dos resultados do corpus investigativo com os processos educativos presentes nos estudos de Paulo Freire e discutir a distinção e a articulação entre os conceitos de EFA e EFI. Aplicada ao campo da Educação Física, essa concepção propõe práticas pedagógicas que rompem com os modelos excludentes e valorizam a diversidade corporal, contribuindo para uma educação verdadeiramente inclusiva e democrática. Nossa metodologia se trata de uma revisão sistemática, um tipo de pesquisa científica que reuni, avalia, analisa e sintetiza, de forma rigorosa e metódica, os resultados de estudos já publicados sobre temas específicos. Nosso corpus investigativo foi formado por 31 artigos acadêmicos, publicados em revistas científicas das áreas da educação e da educação física, todas revisadas por pares e com Qualis B e C abrangendo um período que permite compreender a evolução conceitual e metodológica desses temas ao longo dos anos de 2003 a 2024. Como resultados apresentamos as categorias: Percepções dos sujeitos nos contextos de aulas de educação física que visam a adaptação e inclusão. Os processos de ensino-aprendizagem: práticas pedagógicas, metodologias, tecnologias para educação física inclusiva. As dificuldades e desafios dos sujeitos no processo de inclusão e a Formação de professores e currículos sobre inclusão nas aulas de educação física. Detectamos que quando alinhadas aos processos educativos inspirados na pedagogia freiriana a Educação Física Adaptada e a Educação Física Inclusiva tornam-se ferramentas potentes para a construção de práticas educativas críticas, dialógicas e emancipatórias.

Anais do Seminário de Iniciação Científica da Universidade do Vale do Itajaí

Esta publicação expõe uma parte considerável do que é feito anualmente em pesquisa na UNIVALI e por meio da qual esperamos compartilhar os conhecimentos aqui produzidos, possibilitando a comunicação entre os pesquisadores de nossa e de outras instituições.

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