O presente trabalho busca relatar as experiências do processo inicial de formação docente de professores de educação física graduandos da Universidade do Vale do Itajaí a partir do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), em intervenções realizadas no primeiro semestre de 2025 na Escola Municipal Professora Maria Dutra Gomes. Parte-se de uma concepção da escola como espaço vivo, complexo, e intenso, nesse contexto as primeiras experiências como professor, e o processo inicial de formação docente apresentam-se como etapas fundamentais para a construção de uma identidade profissional do professor e professora. Ressalta-se a relevância de políticas públicas que articulem o campo acadêmico com o campo profissional, como o PIBID, articulado entre o Ministério da Educação, universidades e escolas públicas com o objetivo de proporcionar à alunos da graduação caminhos para a formação de uma identidade profissional marcada pelo trânsito entre a universidade e a escola, a teoria e a prática. Nesse contexto as intervenções e experiências aqui relatadas foram construídas por leituras e momentos de de debate que buscaram a formação de futuro professor capacitado a atuar com bases teóricas progressistas que reconheçam como objeto de estudo da educação física a cultural corporal de movimento e as práticas corporais, sem ignorar a organização, os agentes e a lógica interna de cada escola, de maneira que esses conhecimentos se aproximem da realidade da instituição em que se adentra, onde há particularidades institucionais, estruturais, organizacionais e, por fim, singularidades de cada indivíduo, norteando a prática profissional frente aos desafios e potencialidades que a escola pública revela. Cada um dos nove bolsistas realizou dezessete intervenções, distribuídas nos períodos matutino e vespertino, com acompanhamento da professora supervisora, Franciele Molina Dutra. Foram elaboradas também, formações junto ao professor coordenador Heitor Luiz Furtado, e dois eventos, que reuniram todos os cento e setenta alunos do PIBID UNIVALI, no curso de educação física. Os resultados apontam para a relevância do PIBID como primeira experiência docente na construção de um caminho pedagógico, que vincula os saberes práticos, teóricos e diretrizes municipais, a partir do diagnóstico, planejamento, condução e avaliação das aulas; se apropriando de diferentes espaços (quadra, campo, bosque, e a sala de aula) e práticas, como as práticas corporais de aventura (PCAs), as atividades circenses e a ginástica, perpassados por desafios relacionados a quantidade de alunos, a não participação nas aulas, a interrupção das aulas de E.F para realização de tarefas de outras disciplinas, a suspensão da aula prática por mau comportamento que revelam a importância de um processo de legitimação da educação física.
Esta publicação expõe uma parte considerável do que é feito anualmente em pesquisa na UNIVALI e por meio da qual esperamos compartilhar os conhecimentos aqui produzidos, possibilitando a comunicação entre os pesquisadores de nossa e de outras instituições.