• Resumo

    Práticas corporais esportivas para além da técnica: de estudantes do ensino médio

    Data de publicação: 05/12/2025

    Este estudo tem como objetivo principal analisar as práticas corporais esportivas para além da técnica e da competição como possibilidade de cooperação e inclusão de estudantes do Ensino Médio. Os esportes coletivos, os jogos cooperativos e as atividades rítmicas, oferecem um ambiente propício para o desenvolvimento de habilidades motoras básicas e específicas, bem como para a vivência de experiências inclusivas e colaborativas. Enquanto sistemas de comunicação motriz, tais práticas corporais refletem as relações sociais e possibilitam o aprendizado de regras, papéis, interações humanas, construção de valores como empatia, solidariedade, respeito mútuo e responsabilidade coletiva. No Ensino Médio, etapa marcada por intensas transformações físicas, emocionais e sociais, essas práticas ganham ainda mais relevância, pois para os adolescentes, em busca de autonomia e pertencimento, essas vivências oportunizam competências socioemocionais, como liderança, cooperação, escuta ativa e resolução de conflitos. Além disso, ao vivenciar práticas que respeitam a diversidade de habilidades e características individuais, os estudantes ampliam sua compreensão sobre inclusão e equidade, aspectos fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa. A experiência foi conduzida no âmbito do estágio supervisionado obrigatório e das atividades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, em uma escola pública estadual localizada no município de Itajaí, Santa Catarina, durante o primeiro semestre do ano de 2025. O percurso metodológico revela uma abordagem qualitativa, descritiva, do tipo relato de experiencia. Conduzidos pelos instrumentos: observação do campo, planos de ensino, planos de aula, relatórios analíticos e relatório final. Em quatorze encontros de cinco horas na escola, as experiências focaram na promoção de práticas esportivas com ênfase na cooperação, no respeito à diversidade e na inclusão, buscando estimular o pensamento crítico e a tomada de decisão dos estudantes. As categorias encontradas foram: Para além da técnica: as práticas corporais esportivas como estratégia para o engajamento na Educação Física e na vida cotidiana; Relações e comportamento: autonomia, cooperação e inclusão; não é aula livre: o estágio e a experiência de ser professor. Os principais resultados apontam para um significativo engajamento dos alunos, aprimoramento das habilidades socioemocionais e uma percepção ampliada das práticas corporais esportivas como ferramentas de integração e desenvolvimento integral, superando a visão meramente competitiva. A ênfase na cooperação e na inclusão permitiu que alunos com diferentes níveis de habilidade se sentissem valorizados e parte integrante do grupo, superando barreiras e preconceitos. Os desafios encontrados na experiência de ser professor sugerem a necessidade de adaptação constante das atividades e a gestão de grupos heterogêneos, flexibilidade e criatividade na aplicação das propostas, sempre em diálogo com os estudantes.

Anais do Seminário de Iniciação Científica da Universidade do Vale do Itajaí

Esta publicação expõe uma parte considerável do que é feito anualmente em pesquisa na UNIVALI e por meio da qual esperamos compartilhar os conhecimentos aqui produzidos, possibilitando a comunicação entre os pesquisadores de nossa e de outras instituições.

Access journal