• Resumo

    Felicidade no trabalho na percepção dos docentes do ensino superior

    Data de publicação: 05/12/2025

    Este estudo teve como objetivo identificar a percepção de felicidade no trabalho de docentes do ensino superior vinculados a uma universidade comunitária de Santa Catarina. A pesquisa, de natureza descritiva e abordagem quantitativa, foi conduzida com 372 professores por meio de um questionário estruturado, baseado na escala multidimensional proposta por Ramirez-Garcia, Pera e Junco (2019), que avalia fatores individuais e ambientais. Os resultados indicaram percepções predominantemente positivas em ambas as dimensões, com destaque para o reconhecimento justo, eficácia da liderança e um ambiente organizacional saudável. No entanto, a motivação individual apresentou média inferior às demais variáveis, sugerindo espaço para intervenções institucionais. Os dados confirmam a importância de elementos estruturais e emocionais na promoção da felicidade docente e sustentam a concepção multidimensional do constructo. Conclui-se que estratégias de valorização, suporte emocional e desenvolvimento do capital psicológico são essenciais para fomentar o bem-estar e o engajamento no contexto universitário.

Anais do Seminário de Iniciação Científica da Universidade do Vale do Itajaí

Esta publicação expõe uma parte considerável do que é feito anualmente em pesquisa na UNIVALI e por meio da qual esperamos compartilhar os conhecimentos aqui produzidos, possibilitando a comunicação entre os pesquisadores de nossa e de outras instituições.

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