• Resumo

    Os sentidos do trabalho docente para professores que participam de conselhos municipais de educação

    Data de publicação: 05/12/2025

    A presente pesquisa foi realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), no Doutorado em Educação e no Grupo de Pesquisa Educação e Trabalho, cuja tese foi defendida em novembro de 2024. Investigou como a participação de professores da rede pública municipal em Conselhos Municipais de Educação (CMEs) afeta os sentidos atribuídos ao seu trabalho docente. Os CMEs, enquanto instâncias da gestão democrática no Brasil, desempenham funções consultivas, deliberativas, mobilizadoras e fiscalizadoras do ensino no âmbito municipal, configurando espaços que debatem, formulam e acompanham as políticas públicas educacionais. A participação do professor neste cenário, transitando entre a sala de aula e o conselho, cria uma dinâmica que merece ser investigada. A partir da identificação da lacuna na literatura nacional, tanto cinzenta (teses e dissertações) quanto em artigos científicos, sobre a inter-relação entre os sentidos do trabalho docente e a participação em CMEs revelou um cenário pouco explorado, objeto de trabalho da tese. Nesta linha, importa observar que estudos sobre o trabalho docente, com frequência, abordam questões como a (in)satisfação profissional, implicações sociais da docência e as dicotomias inerentes ao exercício do magistério, valendo-se majoritariamente de metodologias como história oral, grupos focais e autobiografias. Entretanto, a busca por estudos que correlacionassem diretamente o trabalho docente com elementos da participação em instâncias de gestão democrática e/ou órgãos colegiados possibilitou sobrepujar tais questões, estruturando uma nova e promissora interface a ser pesquisada.

Anais do Seminário de Iniciação Científica da Universidade do Vale do Itajaí

Esta publicação expõe uma parte considerável do que é feito anualmente em pesquisa na UNIVALI e por meio da qual esperamos compartilhar os conhecimentos aqui produzidos, possibilitando a comunicação entre os pesquisadores de nossa e de outras instituições.

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