Este trabalho apresenta parte de uma pesquisa de doutorado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIVALI, cujo foco central é a Educação Ambiental Climática. Parte-se do entendimento de que a crise climática não é apenas um fenômeno ecológico, mas um processo que impacta diretamente a organização social, as culturas locais e as políticas públicas. A investigação tem como lócus uma escola pública estadual do município de Penha, Santa Catarina, situada em área costeira, onde os impactos ambientais são sentidos de forma concreta. Nesse território, os estudantes convivem cotidianamente com problemas como a erosão das praias, os efeitos cumulativos da pesca artesanal e industrial, a captura acidental de tartarugas marinhas em redes de pesca e a intensificação da produção de resíduos sólidos durante os períodos de turismo de massa.
Esta publicação expõe uma parte considerável do que é feito anualmente em pesquisa na UNIVALI e por meio da qual esperamos compartilhar os conhecimentos aqui produzidos, possibilitando a comunicação entre os pesquisadores de nossa e de outras instituições.