A inclusão escolar de alunos com deficiência demanda compreensão das necessidades vivenciadas no cotidiano docente, especialmente frente aos desafios relacionados ao desenvolvimento intelectual, cognitivo e socioemocional. No contexto da educação básica, professores atuam como protagonistas no processo de acolhimento e aprendizagem, mas frequentemente relatam lacunas formativas e ausência de recursos adequados, repercutindo na efetivação da inclusão. É importante compreender que a educação inclusiva vai além da educação especial, uma vez que a educação especial tradicionalmente atende alunos em suas necessidades específicas, enquanto a educação inclusiva busca promover um ambiente escolar acolhedor que valorize e respeite toda a diversidade, configurando-se como uma alternativa para superar desigualdades sociais por meio de mudanças estratégicas, considerando recursos econômicos, formação docente e comprometimento dos sistemas educacionais e governamentais. Investigar essas demandas torna-se essencial para subsidiar propostas de capacitação docente alinhadas às realidades escolares. O presente estudo tem como objetivo levantar as demandas relacionadas, na perspectiva de professores, considerando o desenvolvimento intelectual, cognitivo e socioemocional de alunos do ensino fundamental para a inclusão escolar.
Esta publicação expõe uma parte considerável do que é feito anualmente em pesquisa na UNIVALI e por meio da qual esperamos compartilhar os conhecimentos aqui produzidos, possibilitando a comunicação entre os pesquisadores de nossa e de outras instituições.