• Resumo

    Estudo da aplicação do acolhimento com classificação de risco frente às condições sensíveis à atenção primária em Unidade Básica de Saúde piloto de Navegantes-SC

    Data de publicação: 05/12/2025

    A organização da atenção à saúde no Brasil tem como base a Atenção Primária à Saúde (APS), consolidada por meio da Estratégia Saúde da Família (ESF), responsável por garantir acesso inicial, integral e contínuo aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). Entre os dispositivos que fortalecem o acesso e a qualidade do cuidado na APS, destaca-se o acolhimento como uma diretriz essencial. A atuação do profissional enfermeiro na UBS é fundamental nesse processo, especialmente na ESF, onde este é responsável por operacionalizar o ACCR por meio da escuta ativa, da avaliação clínica inicial e do estabelecimento de prioridades na assistência (Lachtim et al., 2022; Souza et al., 2015). Apesar de sua centralidade na coordenação do cuidado, a ausência de instrumentos padronizados para o acolhimento e a priorização dos atendimentos compromete a resolutividade da APS. Tal lacuna favorece a procura desnecessária por serviços de maior complexidade, ocasionando aumento nos custos assistenciais e sobrecarga da rede hospitalar, além de dificultar a efetiva longitudinalidade do cuidado. Diante disso, isto é mensurado quando observadas as Internações por Condições Sensíveis à Atenção Primária (ICSAP), de modo que estas representam um importante indicador de desempenho dos sistemas de saúde e são amplamente utilizadas para mensurar a efetividade da APS (Alfradique et al., 2009). Objetivo: Este estudo tem como finalidade avaliar a efetividade de um Protocolo de Acolhimento com Classificação de Risco adotado em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no município de Navegantes, estado de Santa Catarina.

Anais do Seminário de Iniciação Científica da Universidade do Vale do Itajaí

Esta publicação expõe uma parte considerável do que é feito anualmente em pesquisa na UNIVALI e por meio da qual esperamos compartilhar os conhecimentos aqui produzidos, possibilitando a comunicação entre os pesquisadores de nossa e de outras instituições.

Access journal