• Resumo

    Despertando pais de crianças atípicas menores de 5 anos sobre a relevância de rotinas diárias e leitura desde cedo

    Data de publicação: 05/12/2025

    Na área da saúde, a importância dos primeiros anos de vida, para o desenvolvimento cerebral e mental é mundialmente conhecida, quando os pais deveriam estar munidos de todo conhecimento possível para tutorarem seus filhos. Entretanto, existe um paradoxo entre o que se tem de literatura e o que chega aos pais. Exemplo disso são as Diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), sobre atividade física, comportamento sedentário e sono para crianças com menos de cinco anos de idade (OMS, 2020), desconhecidas pela maioria dos pais. Além disso, há uma crescente demanda no processo de diagnóstico de crianças atípicas em tenra idade e, portanto, se faz necessário conscientizar os pais quanto à atuação relevante que possuem, enquanto caminham neste processo. Este estudo faz parte de uma dissertação de mestrado em Saúde e Gestão do Trabalho, intitulado “Despertando Pais de Crianças Atípicas Sobre a Relevância de Rotinas Diárias e Leitura Desde Cedo”, Trata-se de pesquisa qualitativa, que tem como objetivo geral construir um manual de orientações adaptado às famílias das crianças atípicas, mais especificamente, autismo (TEA) e transtorno do déficit de atenção e/ou hiperatividade (TDAH) sobre a importância da rotina diária, estendendo esta orientação para a possibilidade de redução do tempo de tela através do incentivo à leitura. Para tanto, foram realizadas uma revisão documental e uma revisão bibliográfica narrativa acerca dos temas, bem como uma pesquisa empírica, por meio de uma entrevista semiestruturada presencial, em pesquisa qualitativa. Participaram 17 profissionais de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), que lidam com famílias de crianças atípicas, na região da Foz do Rio Itajaí. Para fins deste estudo, o objetivo foi apresentar o resultado da revisão documental das Diretrizes da OMS, com foco na verificação do que pode ser utilizado para crianças com TEA e TDAH, servindo como norteadores para os pais, e apresentar parte inicial dos resultados destas entrevistas, que foram transcritas e analisadas por meio da técnica de análise de conteúdo (Bardin, 2021), respeitando-se os preceitos éticos da Resolução CNS 466/2012. A análise dos dados possibilitou a identificação de quatro categorias principais: 1. Percepção sobre as relações pais-filhos atípicos; 2. Relevância e Compreensão das Rotinas Diárias; 3. A leitura como possibilidade preventiva ou terapêutica no comportamento e desenvolvimento; 4. Relevância do Manual Escrito associado à atuação ativa dos pais. Destaca-se, na segunda categoria, que apenas 4 dos entrevistados tinham ouvido falar sobre estas Diretrizes da OMS. O conceito de atividade física leve, moderada e intensa, não foi homogêneo, principalmente quando se introduziu a variável “criança atípica de zero a cinco anos”. Os entrevistados relataram a importância de não só limitar o tempo das telas, mas também supervisionar. Mas muitos profissionais expressaram não saber o tempo máximo de tela para tão tenra idade, bem como alguns termos novos para diagnósticos relacionados ao uso de telas. Cinco dos entrevistados são pais ou avós de crianças autistas e expressaram seu entendimento de como a leitura e o manual poderão servir de apoio aos pais. Conclui-se que se faz necessário trazer estas informações, de forma objetiva e clara, aos pais e profissionais que lidam com crianças atípicas. Espera-se desenvolver uma ferramenta prática para orientar as famílias das crianças atípicas, apoiada na adaptação das recomendações sobre rotinas diárias da OMS, estendendo esta orientação para a possibilidade de redução do tempo de tela através do incentivo à leitura prazerosa, buscando transformar as relações das crianças atípicas com o meio em que vivem, para um bem comum: da criança, da família e da sociedade. Este projeto está atrelado à linha de pesquisa Saúde da Família na Perspectiva Interdisciplinar que compreendem a obtenção do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3 – assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades: bem como da ODS 4 parte b – promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

Anais do Seminário de Iniciação Científica da Universidade do Vale do Itajaí

Esta publicação expõe uma parte considerável do que é feito anualmente em pesquisa na UNIVALI e por meio da qual esperamos compartilhar os conhecimentos aqui produzidos, possibilitando a comunicação entre os pesquisadores de nossa e de outras instituições.

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