• Resumo

    Os comportamentos interferentes de crianças com diagnóstico de TEA nível 3 de suporte e as intervenções baseadas em evidências: uma revisão integrativa

    Data de publicação: 05/12/2025

    O presente estudo apresenta uma revisão integrativa de literatura sobre comportamentos interferentes em crianças com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) nível 3 de suporte e das intervenções baseadas em evidências que utilizam o Treinamento de Comunicação Funcional (FTC), ressaltando o papel dos cuidadores no processo de intervenção. Foram realizadas buscas em bases de dados entre os anos de 2020 e 2025, considerando estudos empíricos, teses, dissertações e artigos publicados em inglês, português e espanhol. A amostra final incluiu seis estudos publicados entre 2020 e 2024, majoritariamente nos Estados Unidos e um no Brasil. Os resultados evidenciaram que o Treino de Comunicação Funcional, associado a estratégias da Análise do Comportamento Aplicada (ABA), favorece a redução de comportamentos interferentes, como agressividade, birras, crises, autolesão, heterolesão, fuga e comportamentos de acesso a itens tangíveis, promovendo a comunicação funcional. As estratégias identificadas foram, o uso de Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA), estímulos discriminativos naturalísticos e arbitrários, esquemas encadeados de reforço, ensino de operantes verbais e intervenções mediadas por cuidadores, inclusive em formato remoto. Conclui-se que o Treino de Comunicação Funcional associado a estratégias da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) e ao envolvimento ativo de pais e cuidadores constitui uma prática baseada em evidências para promover a comunicação funcional em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nível 3 e reduzir os comportamentos interferentes, embora haja limitações metodológicas quanto ao tamanho de amostras e à ausência de ensaios clínicos randomizados, o que demanda investigações futuras mais robustas e representativas.

Anais do Seminário de Iniciação Científica da Universidade do Vale do Itajaí

Esta publicação expõe uma parte considerável do que é feito anualmente em pesquisa na UNIVALI e por meio da qual esperamos compartilhar os conhecimentos aqui produzidos, possibilitando a comunicação entre os pesquisadores de nossa e de outras instituições.

Access journal