Construindo conceitos de Ecotoxicologia no Ensino Básico: experimentos com plantas

Autores

  • Victor Delamerlini Rodrigues Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Campus São Carlos. Estrada Municipal Paulo Eduardo de Almeida Prado, CEP: 13.565-820, São Carlos, SP, Brasil
  • Giovana Duarte Cassimiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Campus São Carlos. Estrada Municipal Paulo Eduardo de Almeida Prado, CEP: 13.565-820, São Carlos, SP, Brasil
  • Allan Pretti Ogura Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Campus São Carlos. Estrada Municipal Paulo Eduardo de Almeida Prado, CEP: 13.565-820, São Carlos, SP, Brasil
  • Renata Martins dos Santos Paro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Campus São Carlos. Estrada Municipal Paulo Eduardo de Almeida Prado, CEP: 13.565-820, São Carlos, SP, Brasil
  • Raquel Aparecida Moreira Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo (USP), SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5132/eec.2022.02.08

Palavras-chave:

conservação ambiental; ensino-aprendizagem; educação ambiental; fitotoxicidade; germinação de sementes; sensibilidade

Resumo

Neste trabalho sugerimos uma aula prática envolvendo testes de toxicidade a serem realizados com plantas, para acessar e dimensionar efeitos aos ecossistemas. Destacamos o teste de germinação de sementes que é utilizado por agências ambientais brasileiras, como a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB). Este teste é de fácil manipulação, rápido e visualmente didático, tendo potencial educacional para se construírem conceitos básicos de Ecotoxicologia no Ensino Básico, tais como os de sensibilidade das espécies, toxicidade e dose-resposta. Essas atividades têm relação com o cotidiano do aluno(a) e da população em geral e podem ser abordadas de forma lúdica e ainda pouco trabalhada nas escolas. Diante disso, o objetivo do presente trabalho foi proporcionar aos alunos de uma escola de educação básica e tecnológica uma experiência em pesquisa científica por meio da avaliação da germinação das sementes do alface (Lactuca sativa), rúcula (Eruca sativa), feijão (Phaseolus vulgaris) e cebola (Allium cepa) quando expostas a três insumos caseiros (água sanitária, detergente e sal de cozinha) em diferentes diluições. Os resultados obtidos nos experimentos realizados em condições disponíveis no ambiente escolar demonstraram que as sementes utilizadas apresentaram sensibilidades distintas em relação às diferentes diluições de sal e água sanitária, sendo a cebola a espécie mais sensível, dentre as testadas. Já para o detergente, as diferentes sementes apresentam sensibilidades semelhantes, uma vez que esse produto foi considerado com maior potencial de toxicidade às espécies de plantas testadas. Com base nos procedimentos experimentais descritos, um roteiro de aula prática para testes de germinação de sementes foi elaborado com o intuito de contribuir com o processo de ensino-aprendizagem para abordagem em sala de aula de conceitos relativos à Ecotoxicologia, bioindicadores de qualidade ambiental e contaminação ambiental.

 

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Publicado

2023-01-31

Como Citar

Rodrigues, V. D., Cassimiro, G. D., Ogura, A. P., Paro, R. M. dos S., & Moreira, R. A. (2023). Construindo conceitos de Ecotoxicologia no Ensino Básico: experimentos com plantas. Ecotoxicology and Environmental Contamination, 17(2), 64–77. https://doi.org/10.5132/eec.2022.02.08

Edição

Seção

Educação