Construindo conceitos de Ecotoxicologia no Ensino Básico: experimentos com plantas
DOI:
https://doi.org/10.5132/eec.2022.02.08Palavras-chave:
conservação ambiental; ensino-aprendizagem; educação ambiental; fitotoxicidade; germinação de sementes; sensibilidadeResumo
Neste trabalho sugerimos uma aula prática envolvendo testes de toxicidade a serem realizados com plantas, para acessar e dimensionar efeitos aos ecossistemas. Destacamos o teste de germinação de sementes que é utilizado por agências ambientais brasileiras, como a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB). Este teste é de fácil manipulação, rápido e visualmente didático, tendo potencial educacional para se construírem conceitos básicos de Ecotoxicologia no Ensino Básico, tais como os de sensibilidade das espécies, toxicidade e dose-resposta. Essas atividades têm relação com o cotidiano do aluno(a) e da população em geral e podem ser abordadas de forma lúdica e ainda pouco trabalhada nas escolas. Diante disso, o objetivo do presente trabalho foi proporcionar aos alunos de uma escola de educação básica e tecnológica uma experiência em pesquisa científica por meio da avaliação da germinação das sementes do alface (Lactuca sativa), rúcula (Eruca sativa), feijão (Phaseolus vulgaris) e cebola (Allium cepa) quando expostas a três insumos caseiros (água sanitária, detergente e sal de cozinha) em diferentes diluições. Os resultados obtidos nos experimentos realizados em condições disponíveis no ambiente escolar demonstraram que as sementes utilizadas apresentaram sensibilidades distintas em relação às diferentes diluições de sal e água sanitária, sendo a cebola a espécie mais sensível, dentre as testadas. Já para o detergente, as diferentes sementes apresentam sensibilidades semelhantes, uma vez que esse produto foi considerado com maior potencial de toxicidade às espécies de plantas testadas. Com base nos procedimentos experimentais descritos, um roteiro de aula prática para testes de germinação de sementes foi elaborado com o intuito de contribuir com o processo de ensino-aprendizagem para abordagem em sala de aula de conceitos relativos à Ecotoxicologia, bioindicadores de qualidade ambiental e contaminação ambiental.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Ecotoxicology and Environmental Contamination
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright © 2006 ECOTOX-BRAZIL
Copyright notice: It is a condition for publication that manuscripts submitted to this journal have not yet been published and will not be simultaneously submitted or published of elsewhere. By submitting a manuscript, the authors agree that copyright for their article is transferred to the Sociedade Brasileira de Ecotoxicologia (ECOTOX-Brazil) if and when the article is accepted for publication. The copyright covers the exclusive rights to reproduce and distribute articles, including reprints, photographic reproductions or any other reproduction of a similar nature, including translations. No part of this publication may be reproduced, stored in a retrieval system or transmitted in any form or by any means, electronic, mechanical, photocopying, recording or otherwise, without permission of the publisher.
Notice: While every effort is made by the JBSE, editors and editorial board to see that no inaccurate or misleading data, opinions or statements appear in this journal, they wish to make it clear that the contents of the articles and advertisements published herein are the sole responsibility of the contributors or advertisers concerned. Accordingly, the JBSE, the editorial board and editors and their respective employees, officers and agents accept no responsibility or liability whatsoever for the consequences of any inaccurate or misleading data, opinion or statement.