Ecotoxicologia na Escola: Uma Proposta de Inserção nas Aulas de Ciências Práticas
DOI:
https://doi.org/10.5132/eec.2023.01.05Palavras-chave:
Ciências, Ecologia, Ecotoxicologia, Educação, Formação Cidadã, Método CientíficoResumo
A complexidade dos efeitos ambientais, causados pela diversidade de compostos químicos que interagem com a biota, traz à tona a urgência de uma educação emancipadora voltada para a formação humana integral. Nesse sentido, há uma preocupação em trabalhar adequadamente temas pertinentes à educação ambiental para alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Assim, os educadores da área de ciências biológicas podem abordar temas relacionados à biodiversidade, para educar para a cidadania, na perspectiva de que os alunos se reconheçam como parte do meio ambiente. A Aprendizagem Baseada em Problemas - PBL envolve questionamentos baseados na observação de fenômenos, teste de hipóteses e análise de resultados, sendo um aliado da ciência, considerando que o aluno é o protagonista nas diferentes etapas da construção do conhecimento. Com base nessa metodologia, foram elaborados materiais auxiliares para uso em sala de aula, norteados por conceitos e ludicidade. Para contextualizar os fenômenos envolvidos no estudo da ecotoxicologia, foi feito um levantamento dos conteúdos e habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), listando as potencialidades a serem examinadas juntamente com os conceitos de ecotoxicologia. Para estes, foram escolhidos protocolos de bioensaios para a elaboração de atividades práticas que exemplificassem o fenômeno pensado. Duas habilidades foram selecionadas para a elaboração de histórias que descrevem a problematização, a realização da atividade experimental e a apresentação dos resultados dos experimentos ao longo do cotidiano do personagem. O referencial teórico e prático da área envolve o uso de termos técnicos, o que pode comprometer o interesse e o aprendizado dos alunos. Para sanar a dificuldade com os conceitos, foi criado um minidicionário com definições e otimização de termos técnicos para simplificar o processo de pesquisa e o entendimento do aluno.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ecotoxicology and Environmental Contamination
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright © 2006 ECOTOX-BRAZIL
Copyright notice: It is a condition for publication that manuscripts submitted to this journal have not yet been published and will not be simultaneously submitted or published of elsewhere. By submitting a manuscript, the authors agree that copyright for their article is transferred to the Sociedade Brasileira de Ecotoxicologia (ECOTOX-Brazil) if and when the article is accepted for publication. The copyright covers the exclusive rights to reproduce and distribute articles, including reprints, photographic reproductions or any other reproduction of a similar nature, including translations. No part of this publication may be reproduced, stored in a retrieval system or transmitted in any form or by any means, electronic, mechanical, photocopying, recording or otherwise, without permission of the publisher.
Notice: While every effort is made by the JBSE, editors and editorial board to see that no inaccurate or misleading data, opinions or statements appear in this journal, they wish to make it clear that the contents of the articles and advertisements published herein are the sole responsibility of the contributors or advertisers concerned. Accordingly, the JBSE, the editorial board and editors and their respective employees, officers and agents accept no responsibility or liability whatsoever for the consequences of any inaccurate or misleading data, opinion or statement.