Ecotoxicologia na Escola: Uma Proposta de Inserção nas Aulas de Ciências Práticas

Autores

  • Heleny Thomas Universidade Estadual do Parana
  • Ana Carolina de Deus Bueno Krawczyk Universidade Estadual do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5132/eec.2023.01.05

Palavras-chave:

Ciências, Ecologia, Ecotoxicologia, Educação, Formação Cidadã, Método Científico

Resumo

A complexidade dos efeitos ambientais, causados pela diversidade de compostos químicos que interagem com a biota, traz à tona a urgência de uma educação emancipadora voltada para a formação humana integral. Nesse sentido, há uma preocupação em trabalhar adequadamente temas pertinentes à educação ambiental para alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Assim, os educadores da área de ciências biológicas podem abordar temas relacionados à biodiversidade, para educar para a cidadania, na perspectiva de que os alunos se reconheçam como parte do meio ambiente. A Aprendizagem Baseada em Problemas - PBL envolve questionamentos baseados na observação de fenômenos, teste de hipóteses e análise de resultados, sendo um aliado da ciência, considerando que o aluno é o protagonista nas diferentes etapas da construção do conhecimento. Com base nessa metodologia, foram elaborados materiais auxiliares para uso em sala de aula, norteados por conceitos e ludicidade. Para contextualizar os fenômenos envolvidos no estudo da ecotoxicologia, foi feito um levantamento dos conteúdos e habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), listando as potencialidades a serem examinadas juntamente com os conceitos de ecotoxicologia. Para estes, foram escolhidos protocolos de bioensaios para a elaboração de atividades práticas que exemplificassem o fenômeno pensado. Duas habilidades foram selecionadas para a elaboração de histórias que descrevem a problematização, a realização da atividade experimental e a apresentação dos resultados dos experimentos ao longo do cotidiano do personagem. O referencial teórico e prático da área envolve o uso de termos técnicos, o que pode comprometer o interesse e o aprendizado dos alunos. Para sanar a dificuldade com os conceitos, foi criado um minidicionário com definições e otimização de termos técnicos para simplificar o processo de pesquisa e o entendimento do aluno.

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Publicado

2023-06-30

Como Citar

Thomas, H., & de Deus Bueno Krawczyk, A. C. (2023). Ecotoxicologia na Escola: Uma Proposta de Inserção nas Aulas de Ciências Práticas. Ecotoxicology and Environmental Contamination, 18(1), 28–37. https://doi.org/10.5132/eec.2023.01.05

Edição

Seção

Educação