• Resumo

    ISOLAMENTO SOCIAL E ATIVIDADE FÍSICA EM NONAGENÁRIOS E CENTENÁRIOS DURANTE A PANDEMIA COVID-19, PROJETO AMPAL

    Data de publicação: 13/09/2022

    Introdução: A atividade física é importante para uma boa condição funcional e para a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, todavia entre nonagenários e centenários prevalece um comportamento sedentário. Portanto, a prática de atividade física pode estar diminuída durante a pandemia da COVID-19. Objetivo: Investigar mudanças na atividade física em nonagenários e centenários durante a pandemia. Metodologia: Estudo observacional transversal, envolvendo nonagenários e centenários participantes do Projeto Atenção Multiprofissional ao Longevo (AMPAL). As avaliações foram realizadas entre abril e agosto de 2020 e questionaram a percepção de facilidade em atividades funcionais e prática de atividade física antes da pandemia e 15 dias imediatamente depois da instalação da restrição social, por smartphone identificando modificações nos hábitos de vida e saúde durante a pandemia. Resultados: A maior parte dos participantes diminuíram sua prática durante o início da pandemia ou não tinham o hábito de praticar e se mantiveram nessa condição. Dos 66 longevos participantes, 38 (57,6%) praticavam atividade física pelo menos uma vez por semana antes da COVID-19 e 28 (42,4%) diminuíram a atividade física durante a pandemia. Viver com companhia pareceu ser um facilitador para a melhora das facilidades em atividades funcionais. Houve uma mudança significativa estatisticamente nas habilidades funcionais: levantar-se da cadeira sem uso das mãos, agarrar objetos firmemente com as mãos, levantar os braços acima da cabeça, transferir-se da cama para cadeira ou vice-versa e alimentar-se sozinho. Apenas 28 (42,4%) participantes não apresentaram mudança na atividade física. Considerações Finais: A atividade física diminuiu durante a pandemia, a companhia pareceu ser um facilitador e a facilidade em atividades funcionais declinou no curto prazo para funções de membros superiores e inferiores em nonagenários e centenários.

    Palavras-chave: Idoso de 80 Anos ou mais. Exercício físico. Isolamento social. Infecções por coronavírus. Saúde pública.

ANAIS AMNET

Considerando o rápido crescimento das Doenças Crônicas não Transmissíveis no Brasil e no mundo aliada a pandemia da COVID-19, o Mestrado Profissional em Saúde e Gestão do Trabalho (Univali) em parceria com a Rede de Vigilância em Doenças Crônicas das Américas - AMNET (AMERICAS’ NETWORK FOR CHRONIC DISEASE SURVEILLANCE) e apoio da Universidade Pontifícia Católica do Rio Grande do Sul, Universidade Internacional da Flórida (EUA), Universidade de Antioquia (Colômbia) e pela Universidade Mar del Plata (Argentina) promoveram o I SIMPÓSIO DE DOENÇAS CRÔNICAS: perspectivas, tendências e inovação & XVIII CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DA REDE AMNET, o qual foi realizado nos dias 22, 23 e 24 de setembro de 2021, gratuitamente e de modo virtual. Foram  momentos de socialização em experiências de ensino, pesquisa e inovação, nas dimensões epidemiológica e social, com a integração interinstitucional de caráter nacional e internacional, para o desenvolvimento de ações com vistas a redução da morbimortalidade das principais doenças crônicas.

 

Access journal