• Resumo

    IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA GERENCIAL DE MONITORAMENTO DO RASTREAMENTO DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO NO MUNICÍPIO DE ITAJAÍ/SC

    Data de publicação: 13/09/2022

    Introdução: No Brasil, a estimativa para cada ano do triênio 2020-2022, identifica que ocorrerão 625 mil casos novos de câncer, destes, 7,4% corresponderão ao câncer de colo de útero. Ainda que os cálculos de estimativa ofereçam uma análise global da distribuição da doença é fundamental que loco regionalmente os municípios possam ter um perfil quantitativo que evidencie sua realidade e que estes possam servir de base para uma melhor programação de saúde. A Pactuação Interfederativa de Indicadores envolve um rol de indicadores relacionados as prioridades nacionais de saúde negociados com os entes federados (Municípios, Estados e Distrito Federal) e dentre eles o indicador de número 11 - Razão de exames citopatológicos do colo do útero em mulheres de 25 a 64 anos na população residente de determinado local e a população da mesma faixa etária. É necessário conhecer a população nesta faixa etária bem como a periodicidade da coleta de material para exame citopatológico de colo de útero, uma vez que este é um indicador de monitoramento obrigatório. Objetivo: Implantar um sistema de monitoramento gerencial, em tempo real, de exames de citopatológico de colo de útero das mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos de idade, em todas as unidades de saúde do município de Itajaí/SC, com base nos dados de cadastramento do G-MUS (sistema de prontuário eletrônico). Metodologia: identificação dos dados prioritários para monitoramento pela Coordenação da Saúde da Mulher que foram informados para a Gestão de Tecnologia da Informação – GTI. A GTI parametrizou os dados informados no G-MUS transformando-os num painel de monitoramento para a gestão em tempo real. Resultados:  numa parceria entre Direção de Atenção em Saúde/Coordenação de Saúde da Mulher e Gestão de Tecnologia da Informação, em junho, o município de Itajaí/SC implantou um sistema de gerenciamento dos dados referente as coletas de exames de citopatológicos para as mulheres entre 25 e 64 anos de idade. Através deste sistema a gestão da Saúde da Mulher obtém dados diários em tempo real sobre: em qual unidade de saúde estas mulheres estão cadastradas, a qual território pertencem, quem é o profissional (médico, enfermeira e agente comunitário de saúde responsável) e principalmente se estão realizando o exame citopatológico de colo de útero conforme preconizado pelo Ministério da Saúde. Considerações Finais: neste curto espaço de tempo da implantação deste painel digital de atualização e monitoramento foi possível observar que há uma visualização e apropriação em tempo oportuno dos dados. Desta forma é possível definir com maior assertividade processos e estratégias de gestão com uma maior celeridade e efetividade no rastreamento, diagnóstico e tratamento do câncer de colo de útero no município de Itajaí/SC com a possibilidade de refletir de forma positiva nos indicadores.

    Palavras-chave: Saúde da mulher. Neoplasia de colo de útero. Tecnologia da informação. Sistema único de saúde.

ANAIS AMNET

Considerando o rápido crescimento das Doenças Crônicas não Transmissíveis no Brasil e no mundo aliada a pandemia da COVID-19, o Mestrado Profissional em Saúde e Gestão do Trabalho (Univali) em parceria com a Rede de Vigilância em Doenças Crônicas das Américas - AMNET (AMERICAS’ NETWORK FOR CHRONIC DISEASE SURVEILLANCE) e apoio da Universidade Pontifícia Católica do Rio Grande do Sul, Universidade Internacional da Flórida (EUA), Universidade de Antioquia (Colômbia) e pela Universidade Mar del Plata (Argentina) promoveram o I SIMPÓSIO DE DOENÇAS CRÔNICAS: perspectivas, tendências e inovação & XVIII CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DA REDE AMNET, o qual foi realizado nos dias 22, 23 e 24 de setembro de 2021, gratuitamente e de modo virtual. Foram  momentos de socialização em experiências de ensino, pesquisa e inovação, nas dimensões epidemiológica e social, com a integração interinstitucional de caráter nacional e internacional, para o desenvolvimento de ações com vistas a redução da morbimortalidade das principais doenças crônicas.

 

Access journal