• Resumo

    ESTILO DE VIDA, CONSUMO ALIMENTAR, ESTADO NUTRICIONAL E DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS EM ADULTOS DE FLORIANÓPOLIS-SC: UM ESTUDO ECOLÓGICO

    Data de publicação: 13/09/2022

    Introdução: Devido as mudanças na alimentação que o Brasil sofre pelo processo saúde-doença nos últimos cinquenta anos, as mais problemáticas são o excesso de peso e a obesidade, que podem desencadear diabetes e hipertensão arterial, que são doenças crônicas não transmissíveis. Objetivo: avaliar o estilo de vida, consumo alimentar, estado nutricional e a prevalência de diabetes e hipertensão arterial em adultos de Florianópolis-SC. Metodologia: Trata-se de um estudo ecológico, e para a presente pesquisa foram utilizados os dados secundários da VIGITEL (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) publicada em 2019, e a capital selecionada foi Florianópolis-SC. Foi incluída na pesquisa toda a amostra avaliada, contemplando indivíduos a partir de 18 anos. A amostra foi composta por 2.080 adultos, sendo 62% de mulheres e 38% de homens. Resultados: Em relação ao estilo de vida, observou-se que 12% da amostra era inativa fisicamente, 23,8% faziam consumo abusivo de bebidas alcoólicas e 12,7% era tabagista. Sobre o consumo alimentar referido, 46,8% consumiam frutas e hortaliças e 35,6% consumiam feijão em cinco ou mais dias da semana; 43,6% consumiram cinco ou mais grupos de alimentos não ou minimamente processados no dia anterior à entrevista; 19,7% consumiram cinco ou mais grupos de alimentos ultraprocessados no dia anterior à entrevista e 15,9% consumiam refrigerantes em cinco ou mais dias da semana. Acerca do estado nutricional, 56,8% possuíam excesso de peso e 20,1% eram obesos. Em relação a prevalência de doenças crônicas não transmissíveis, 23,8% possuíam o diagnóstico de hipertensão e 7,1% de diabetes. Conclusão: Tendo em vista que é de suma importância a promoção da saúde e prevenção de doenças, destaca-se a necessidade de produção contínua de pesquisas de base populacional que tragam subsídios para o enfrentamento e prevenção das doenças crônicas não transmissíveis.

    Palavras-chave: Estilo de vida. Consumo alimentar. Estado nutricional. Doenças não transmissíveis. Adulto.

ANAIS AMNET

Considerando o rápido crescimento das Doenças Crônicas não Transmissíveis no Brasil e no mundo aliada a pandemia da COVID-19, o Mestrado Profissional em Saúde e Gestão do Trabalho (Univali) em parceria com a Rede de Vigilância em Doenças Crônicas das Américas - AMNET (AMERICAS’ NETWORK FOR CHRONIC DISEASE SURVEILLANCE) e apoio da Universidade Pontifícia Católica do Rio Grande do Sul, Universidade Internacional da Flórida (EUA), Universidade de Antioquia (Colômbia) e pela Universidade Mar del Plata (Argentina) promoveram o I SIMPÓSIO DE DOENÇAS CRÔNICAS: perspectivas, tendências e inovação & XVIII CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DA REDE AMNET, o qual foi realizado nos dias 22, 23 e 24 de setembro de 2021, gratuitamente e de modo virtual. Foram  momentos de socialização em experiências de ensino, pesquisa e inovação, nas dimensões epidemiológica e social, com a integração interinstitucional de caráter nacional e internacional, para o desenvolvimento de ações com vistas a redução da morbimortalidade das principais doenças crônicas.

 

Access journal