• Abstract

    A SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS QUE FREQUENTAM UM CENTRO ESPECIALIZADO EM REABILITAÇÃO II

    Published date: 13/09/2022

    Introdução: O Centro Especializado em Reabilitação (CER) é um ponto de atenção ambulatorial especializado em reabilitação, que realiza diagnóstico, tratamento, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistiva, constituindo-se em referência para a rede de atenção à saúde da pessoa com deficiência no território. Objetivo: analisar a satisfação dos usuários que frequentam um Centro Especializado em Reabilitação II. Metodologia: trata-se de um estudo descritivo e com abordagem quantitativa, que ocorreu em um CER II (intelectual e física), foi aplicado uma pesquisa de satisfação com os usuários  que frequentam o serviço. Resultados: os resultados encontrados na pesquisa foram divididos em dados demográficos e o questionário sobre a satisfação. Em relação aos dados demográficos, a idade obteve-se uma média de 53,22 sendo a idade mínima 16 anos e a idade máxima 76 anos, encontra-se como sexo predominante o masculino com 11 usuários (57,9), a cor branca predominou com 13 usuários (68,4%), em relação ao estado civil, 10 são casados (52,6), em relação a renda 11 usuários (57,9%), relataram receber de 2 a 4 salários-mínimos, quanto ao grau de escolaridade 7 usuários (36,6%), responderam que tem ensino fundamental completo e médio incompleto. Os dados obtidos na pesquisa de satisfação encontra-se a forma de atendimento do usuário foi como agendamento/marcação de procedimento com hora e data marcada (94,7%), a maioria dos usuários esperou menos de 2 meses para marcar o atendimento (68,4%), os usuários consideraram esse tempo de espera muito bom / bom (57,9%). Quanto ao tempo de espera para ser atendido dentro do serviço, foi de até 30 minutos (94,7%) com consideração do tempo como muito bom/ bom (57,9%), em relação a limpeza dos ambientes (73,7%) e a sinalização a maioria respondeu como muito bom (52,6%). O atendimento da recepção (84,2%) e da equipe de saúde (89,5%), foram classificados como muito bom. Na pergunta referente a segurança/confiança do usuário com a equipe de saúde durante o atendimento obteve-se 100% de confiança. Em relação a avaliação das informações e esclarecimentos sobre o estado de saúde (89,5%) e avaliação do estabelecimento de saúde (73,7%) ambos teve muito bom como resposta, e a maioria dos usuários sabe o nome do profissional de saúde que lhe atendeu (73,7%). Em relação ao usuário saber onde reclamar quando não é bem atendido a maioria não sabia o local (73,7%). Conclusão: o serviço realizado no CER II, tem adesão aos princípios e normativas da Rede de Cuidado a Pessoa com Deficiência na aplicação da pesquisa de satisfação do usuário observa-se que o serviço foi caracterizado como muito bom/bom na grande maioria das respostas, somente na pergunta sobre o usuário saber a localização se houver reclamação, a grande maioria dos usuários não sabia.

    Palavras-chave: Avaliação em saúde. Pessoas com deficiência. Centros de reabilitação.

ANAIS AMNET

Considerando o rápido crescimento das Doenças Crônicas não Transmissíveis no Brasil e no mundo aliada a pandemia da COVID-19, o Mestrado Profissional em Saúde e Gestão do Trabalho (Univali) em parceria com a Rede de Vigilância em Doenças Crônicas das Américas - AMNET (AMERICAS’ NETWORK FOR CHRONIC DISEASE SURVEILLANCE) e apoio da Universidade Pontifícia Católica do Rio Grande do Sul, Universidade Internacional da Flórida (EUA), Universidade de Antioquia (Colômbia) e pela Universidade Mar del Plata (Argentina) promoveram o I SIMPÓSIO DE DOENÇAS CRÔNICAS: perspectivas, tendências e inovação & XVIII CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DA REDE AMNET, o qual foi realizado nos dias 22, 23 e 24 de setembro de 2021, gratuitamente e de modo virtual. Foram  momentos de socialização em experiências de ensino, pesquisa e inovação, nas dimensões epidemiológica e social, com a integração interinstitucional de caráter nacional e internacional, para o desenvolvimento de ações com vistas a redução da morbimortalidade das principais doenças crônicas.

 

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