• Resumo

    A SATISFAÇÃO DE ATLETAS USUÁRIOS DE CADEIRA DE RODAS MANUAIS QUANTO AOS SERVIÇOS PRESTADOS

    Data de publicação: 13/09/2022

    Introdução: A cadeira de rodas manual como tecnologia assistiva (TA) nos esportes adaptados tem ação direta na performance do atleta. As expectativas físicas, sociais e culturais interferem no processo de adaptação dos indivíduos às TAs, desse modo é preciso saber o quão satisfeitos estão os atletas quanto aos serviços prestados, para um melhor atendimento e acolhimento dos atletas. Objetivo: analisar o nível de satisfação de atletas com deficiência física usuários de cadeira de rodas manuais quanto aos serviços prestados. Metodologia: O tipo de pesquisa realizado foi de caráter quantitativo e exploratório. Participaram da pesquisa 39 atletas usuários de cadeira de rodas residentes da região do Vale do Itajaí. A coleta de dados aconteceu na clínica de Fisioterapia de uma Universidade Comunitária, no Centro Especializado de Reabilitação Física e Intelectual (CERII), Associação de Tiro com Arco Itajaí (ATAI) e atletas de Handebol Paraolímpico Feminino de Balneário Camboriú. O instrumento de coleta de dados foi o teste chamado Quebec User Evaluation of Satisfaction with Assistive Technology (QUEST 2.0) (Avaliação da Satisfação do Usuário com a Tecnologia Assistiva de Quebec) que consiste em 4 itens relacionados à satisfação quanto aos serviços profissionais prestados. Resultados: A satisfação é avaliada por 04 questões que satisfação dos participantes sobre o processo de entrega (procedimentos, tempo de espera), reparos e assistência técnica (manutenção), qualidade dos serviços profissionais (informações, atenção) e com os serviçoes de acompanhamento (serviços de suporte contínuos). A média geral do serviço foi de (3,07). A satisação quanto a qualidade dos serviços profissionais (inormações, atenção) foi a melhor média (3,38). Contudo, o com menor avaliação refere-se ao processo de entrega da TA (média de 2,92). Logo, os atletas mostram-se muito mais satiseitos com a qualidade do serviço do que com o processo de entrega da tecnologia assistiva. A satisfação quanto aos serviços de acompanhamento (serviços de suporte contínuos) teve média de (3,0),  já quanto aos reparos e assistência técnica (manutenção) obteve média de (2,97). Os participantes selecionaram 3 itens dos que mais etsão satisfeitos  com a TA, sendo elas dimensões, peso, ajustes, segurança, durabilidade, facilidade de uso, conforto, eficácia, entrega, reparos. Conclusão: os atletas usuários de cadeira de rodas estão satisfeitos quanto qualidade dos serviços profissionais e insatisfeitos quanto ao  processo de entrega (procedimentos, tempo de espera) da CRM.

    Palavras-chave: Cadeira de rodas. Tecnologia assistiva. Atletas. Fisioterapia.

    Financiamento: Art. 170/FUMDES – Programa de Pesquisa do Artigo 170

ANAIS AMNET

Considerando o rápido crescimento das Doenças Crônicas não Transmissíveis no Brasil e no mundo aliada a pandemia da COVID-19, o Mestrado Profissional em Saúde e Gestão do Trabalho (Univali) em parceria com a Rede de Vigilância em Doenças Crônicas das Américas - AMNET (AMERICAS’ NETWORK FOR CHRONIC DISEASE SURVEILLANCE) e apoio da Universidade Pontifícia Católica do Rio Grande do Sul, Universidade Internacional da Flórida (EUA), Universidade de Antioquia (Colômbia) e pela Universidade Mar del Plata (Argentina) promoveram o I SIMPÓSIO DE DOENÇAS CRÔNICAS: perspectivas, tendências e inovação & XVIII CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DA REDE AMNET, o qual foi realizado nos dias 22, 23 e 24 de setembro de 2021, gratuitamente e de modo virtual. Foram  momentos de socialização em experiências de ensino, pesquisa e inovação, nas dimensões epidemiológica e social, com a integração interinstitucional de caráter nacional e internacional, para o desenvolvimento de ações com vistas a redução da morbimortalidade das principais doenças crônicas.

 

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