• Resumo

    Por que escolhemos a educação infantil? Motivações de docentes de educação física na primeira etapa da educação básica

    Data de publicação: 05/12/2025

    O estudo objetiva analisar as motivações que docentes de Educação Física apresentam sobre a escolha profissional de atuar na Educação Infantil em um município do Vale do Itajaí-SC. O estudo justifica-se pela necessidade de compreender as razões que levam esses professores e professoras a escolher a docência na primeira infância, buscando contribuir na valorização de políticas de formação inicial e continuada. Utilizou-se abordagem qualitativa e interpretativa (Severino, 2017) no estudo, com aplicação de questionário via Google Forms durante uma formação continuada, cujas 45 respostas foram analisadas e categorizadas. Os resultados indicaram três principais motivos para a escolha profissional: afinidade com a faixa etária atendida (51%), necessidade ou oportunidade de emprego (38%) e outros motivos diversos (11%). Verificou-se que, independentemente da motivação inicial, a prática pedagógica baseada na ludicidade, na expressão corporal e na socialização foi determinante para a identificação e permanência dos profissionais no contexto educacional. Conclui-se que a experiência prática, aliada ao reconhecimento e à possibilidade de acompanhar o desenvolvimento integral das crianças, constitui o principal fator de motivação desses profissionais, reforçando a necessidade de políticas de formação inicial e continuada que potencialize teoria e prática para a consolidação da identidade docente nesse contexto.

Anais do Seminário de Iniciação Científica da Universidade do Vale do Itajaí

Esta publicação expõe uma parte considerável do que é feito anualmente em pesquisa na UNIVALI e por meio da qual esperamos compartilhar os conhecimentos aqui produzidos, possibilitando a comunicação entre os pesquisadores de nossa e de outras instituições.

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