• Resumo

    Triagem precoce do Transtorno do Espectro Autista baseado no engajamento visual social através do rastreamento ocular: uma revisão de escopo

    Data de publicação: 05/12/2025

    O diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA) é clínico e realizado segundo os critérios descritos no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais - V TR (APA,2022). A avaliação diagnóstica do TEA é clínica e geralmente realizada por médico especialista como os neuropediatras. Segundo o Ministério da Saúde (Brasil, 2021), o início da identificação precoce da condição deve ocorrer durante as consultas de puericultura nos serviços de Atenção Primária a Saúde. Para esta identificação inicial é indicado um protocolo de triagem, sendo sugerido o M-CHAT que consta nas cadernetas de saúde no Brasil (Brasil, 2021). Após identificados sinais e sintomas de TEA o profissional da área da Saúde Primária deverá encaminhar ao especialista que realizará uma avaliação clínica para diagnosticar a condição. A identificação precoce do TEA é fundamental para um melhor prognóstico, mas os processos diagnósticos atuais dependem fortemente de especialistas. A natureza heterogênea do espectro autista e a disponibilidade limitada de protocolos diagnósticos padrão-ouro em muitas regiões dificultam o diagnóstico precoce. O processo de diagnóstico é de alto custo e com um grande tempo de espera devido ao número restrito de profissionais capacitados para este fim (Jones et al., 2023a). Essas características identificadas se tornam mais uma barreira ao diagnóstico precoce do TEA através destes métodos. Sendo assim, o desenvolvimento de possíveis biomarcadores para o diagnóstico do TEA têm sido pesquisado com objetivo ampliar as tecnologias diagnósticas.

Anais do Seminário de Iniciação Científica da Universidade do Vale do Itajaí

Esta publicação expõe uma parte considerável do que é feito anualmente em pesquisa na UNIVALI e por meio da qual esperamos compartilhar os conhecimentos aqui produzidos, possibilitando a comunicação entre os pesquisadores de nossa e de outras instituições.

Access journal