• Resumo

    Educação sob controle: a proibição do uso de celulares em sala de aula e os descompassos entre política pública e prática pedagógica

    Data de publicação: 05/12/2025

    O presente trabalho analisa a proibição do uso de celulares em sala de aula como expressão de controle no campo educacional e discute os descompassos entre políticas públicas e práticas pedagógicas. Partindo do pressuposto de que a educação contemporânea é atravessada por tensões entre inovação tecnológica e práticas de regulação, a pesquisa busca compreender em que medida medidas proibitivas correspondem ou se distanciam das realidades escolares. O estudo é um recorte de uma dissertação de mestrado em andamento, desenvolvido por meio de revisão bibliográfica e análise documental de legislações, diretrizes e normativas sobre o uso de tecnologias digitais no contexto escolar, além de uma pesquisa de campo com alunos e docentes. Os resultados ainda preliminares, pretendem contribuir para a reflexão crítica acerca da função social da escola, dos desafios da inserção das tecnologias digitais e da pertinência das políticas que regulam o cotidiano pedagógico.

Anais do Seminário de Iniciação Científica da Universidade do Vale do Itajaí

Esta publicação expõe uma parte considerável do que é feito anualmente em pesquisa na UNIVALI e por meio da qual esperamos compartilhar os conhecimentos aqui produzidos, possibilitando a comunicação entre os pesquisadores de nossa e de outras instituições.

Access journal