A crescente demanda por alimentos saudáveis, e produzidos de forma sustentável tem impulsionado o surgimento de negócios inovadores no Brasil. Nesse contexto, a AVO se destaca ao propor um novo conceito de azeite, o primeiro “smart oil” nacional, o qual integra saúde, tecnologia e impacto socioambiental positivo. A entrevista com a fundadora da AVO trouxe um exemplo inspirador de inovação sustentável no setor de alimentos. O produto une alto valor nutricional, rastreabilidade, redução de desperdícios e menor impacto ambiental. A AVO contribui de forma mensurável para os ODS 2, 3, 8, 9, 12, 13 e seu modelo ainda reforça princípios essenciais de governança e transparência ODS 16, promovendo a rastreabilidade e uma comunicação clara tanto com consumidores quanto investidores. O caso mostra como o microempreendedorismo pode gerar valor compartilhado contribuir para mudar hábitos alimentares, além do estudo evidenciar de que ações regenerativas, planejadas e tecnicamente validadas, possuem o poder de transformar cadeias produtivas e promover o desenvolvimento regional e avanços na agenda ESG no Brasil.
Esta publicação expõe uma parte considerável do que é feito anualmente em pesquisa na UNIVALI e por meio da qual esperamos compartilhar os conhecimentos aqui produzidos, possibilitando a comunicação entre os pesquisadores de nossa e de outras instituições.