• Resumo

    Construção de um aplicativo educacional para a disciplina de microbiologia sobre o conteúdo de resistência bacteriana aos antimicrobianos para acadêmicos dos cursos na área da saúde

    Data de publicação: 05/12/2025

    A resistência bacteriana configura-se como uma das maiores ameaças à saúde global, demandando novas estratégias educacionais para a formação de profissionais de saúde. O ensino tradicional de microbiologia, por vezes baseado em memorização, mostra-se insuficiente para promover uma compreensão crítica e duradoura desse tema complexo. Nesse contexto, o presente trabalho objetivou construir um aplicativo educacional interativo sobre resistência bacteriana, fundamentado na teoria da aprendizagem significativa, como ferramenta de apoio ao ensino de microbiologia no ensino superior. O desenvolvimento, de natureza metodológica, seguiu as fases de mapeamento de conteúdo, organização em módulos sequenciais, implementação de atividades interativas e gamificadas por uma equipe multidisciplinar. Como resultado, foi construído um aplicativo contendo seis módulos com três níveis progressivos, inicialmente com cento e oitenta questões com feedbacks justificados, doze estudos de caso clínicos simulados, além de materiais de apoio como tabelas e busca em banco de dados. Conclui-se que o ResistApp materializa uma proposta interessante, alinhando rigor científico e inovação pedagógica, e constitui uma ferramenta promissora para auxiliar no enfrentamento do desafio educacional relacionado à resistência antimicrobiana.

Anais do Seminário de Iniciação Científica da Universidade do Vale do Itajaí

Esta publicação expõe uma parte considerável do que é feito anualmente em pesquisa na UNIVALI e por meio da qual esperamos compartilhar os conhecimentos aqui produzidos, possibilitando a comunicação entre os pesquisadores de nossa e de outras instituições.

Access journal