• Resumo

    Apetrechos e técnicas de pesca utilizados por pescadores artesanais em lagos periurbanos no Baixo Amazonas (Pará-Brasil)

    Data de publicação: 07/11/2022

    O estudo descreve os apetrechos de pesca utilizados pelos pescadores de quatro lagos periurbanos de Santarém, na região do Baixo Amazonas, no estado do Pará, baseado nos seus conhecimentos tradicionais acerca do uso dessas artes e as principais espécies capturadas. Nos anos de 2015, 2016 e 2017 foram realizadas visitas de campo em ações junto às comunidades e bairros no entorno dos lagos estudados obtendo-se informações detalhadas sobre as artes de pesca mediante a aplicação de formulários semiestruturados. Os pescadores utilizam 11 tipos diferentes de rede, três métodos de pesca com linha e anzol e três tipos distintos de arte de lançar na região. A utilização dos apetrechos de pesca é limitada as espécies alvos a serem capturadas e oscilam entre as mudanças dos ambientes e momentos do ciclo hidrológico local.

    Palavras-chave: Artes de pesca. Ambiente lacustre. Conhecimento Tradicional. Amazônia.

Brazilian Journal of Aquatic Science and Technology

Ciências Ambientais, Ambientes Aquáticos e Costeiros. 

BJAST adota a política de publicação contínua de artigos. Assim, sempre que um manuscrito for aprovado para publicação, estará imediatamente disponível para leitura. 

 

Access journal