Sobre a Revista

FOCO E ESCOPO

O Brazilian Journal of Aquatic Sciences and Technology - BJAST é um veí­culo de divulgação cientí­fica de ní­vel internacional, destinado às ciências multidisciplinares de ambientes aquáticos. Os autores são convidados a submeterem trabalhos para publicação nas seguintes áreas:

  • Estratégias, Instrumentos e Tecnologias para Gestão Ambiental;
  • Utilização e Manejo de Recursos Naturais em Ambientes Aquáticos e Costeiros;
  • Ecologia e Processos em Ambientes Aquáticos e Costeiros;
  • Cidades Inteligentes.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES

O manuscrito deverá ser submetido através do sistema on-line, após o qual o Editor Chefe e o Conselho Editorial realizarão uma avaliação prévia sobre a potencialidade de publicação do trabalho.

Se o trabalho for aprovado nesta instância, o manuscrito será disponibilizado para dois membros do Conselho Editorial Consultivo em sistema on-line. Após a revisão dos consultores, o manuscrito será encaminhado aos autores com o parecer.

No caso de aprovado e na existência de necessidades de correções, as sugestões serão enviadas para os autores por e-mail. Este processo envolve o aceite das alterações ou a sua justificativa quando não acatados.

O Editor Chefe e o Conselho Editorial são responsáveis pela decisão final do parecer do artigo. Por fim, se aprovado, será solicitado aos autores a submissão da versão corrigida através do sistema on-line. Após a publicação, o autor principal receberá uma cópia do artigo no formato PDF.

PERIODICIDADE

A BJAST adota um processo de fluxo contínuo de publicação. Sempre que um artigo for aprovado e editado será disponibilizado para leitura.

Serão publicadas duas edições por ano, com os artigos publicados de janeiro a junho e de julho a dezembro.

POLÍTICA DE ACESSO LIVRE

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

ARQUIVAMENTO

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuí­do entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

QUALIS-CAPES

No sistema QUALIS-CAPES a BJAST (ISSN 1808-7035) foi classificada nas seguintes categorias em 2014:

BIODIVERSIDADE    C
CIÊNCIAS AMBIENTAIS    B4
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS I     B5
ENGENHARIAS I     B3
ENSINO    B5
GEOCIÊNCIAS     B4
GEOGRAFIA     B2
ZOOTECNIA / RECURSOS PESQUEIROS     B5

INDEXAÇÃO

A BJAST é indexada nos seguintes mecanismos de busca: