• Resumo

    UM MODELO DE PROBABILIDADE PARA A CAPTURA POR UNIDADE DE ESFORÇO (CPUE) DA PESCARIA DE VARA E ISCA-VIVA DO BONITO LISTRADO (KATSUWONUS PELAMIS) NO SUDOESTE DO ATLÂNTICO

    Data de publicação: 12/11/2010
    A função de densidade de probabilidade para a CPUE é importante para geração de estimativas de resultados possíveis de eventos de pesca e é também relevante como informação auxiliar na aplicação de modelos lineares generalizados (GLM) em ciência pesqueira. O modelo binomial negativo apresenta um bom ajuste às distribuições de freqüência das CPUEs das pescarias do bonito listrado (Katsuwonus pelamis) realizadas com o uso de vara e isca-viva no sudoeste do Atlântico, e é portanto, uma alternativa para aplicação do GLM na dessa pescaria. Uma vez que a distribuição normal não mostrou ser adequada para a distribuição da CPUE, estimativas de resultados esperados para eventos de pesca a partir do cálculo da média, são viciadas e irreais.

Brazilian Journal of Aquatic Science and Technology

Ciências Ambientais, Ambientes Aquáticos e Costeiros. 

BJAST adota a política de publicação contínua de artigos. Assim, sempre que um manuscrito for aprovado para publicação, estará imediatamente disponível para leitura. 

 

Access journal