• Resumo

    Análise granulométrica de sedimentos arenosos de praias através de imagens digitais. Descrição de um protocolo de mensuração de partículas no software ImageJ - Fiji.

    Data de publicação: 23/09/2016
    A análise granulométrica de sedimentos arenosos pode ser realizada através de diferentes técnicas como o peneiramento, a decantação, a difração a laser ou ainda a análise de imagens digitais. A técnica de análise de imagens digital vem sendo difundida por ser considerada a de mais baixo custo, contudo, a maioria dos trabalhos que descrevem o método utilizam programas de computador complexos e pagos. O objetivo do presente trabalho é descrever e avaliar um protocolo metodológico de fácil acesso e baixo custo utilizando para a análise da imagem digital o software ImageJ.  Os resultados obtidos em dez amostras de sedimentos arenosos utilizando o protocolo descrito foram comparados com os resultados de analises granulométricas feitas através do método de peneiramento e de difração a laser. De forma geral, os métodos de análise de imagem e a difração a laser tiveram os resultados similares. Estes resultados concordaram em 60% das classificações textuais (considerando os parâmetros estatísticos de média e seleção). Nas classificações dispares, os valores absolutos estiveram bem próximos dos limites dessas classificações, com diferenças entre métodos de apenas 0,1Ø (e.g. #45). Desta forma, a análise de imagem digital utilizando o programa livre ImageJ mostra-se uma ferramenta de ótima acurácia e robustez, além de ser de baixo custo e fácil acesso.

Brazilian Journal of Aquatic Science and Technology

Ciências Ambientais, Ambientes Aquáticos e Costeiros. 

BJAST adota a política de publicação contínua de artigos. Assim, sempre que um manuscrito for aprovado para publicação, estará imediatamente disponível para leitura. 

 

Access journal