Este artigo, aponta como objetivo analisar a gestão de informação em empresas hoteleiras, enquanto subsídio para tomada de decisão, levando-se em consideração que a informação é essencial para a tomada de decisão em diversos ramos de atividade inclusive na hotelaria. Para isto, optou-se por definir como objeto de estudo o setor hoteleiro do Balneário de Piçarras, município de Santa Catarina/ Brasil. Quanto ao percurso metodológico da pesquisa, em um primeiro momento, foram realizadas incursões exploratórias através de levantamento bibliográfico em fontes secundárias. Na sequência aplicou-se um questionário, baseado no modelo de Grigolo (2009) para coleta e análise de dados. O questionário com 88 questões fechadas foi enviado, via correio eletrônico para gestores de 05 hotéis de Piçarras. Trata-se, portanto, de uma pesquisa de abordagem predominantemente qualitativa, caracterizada como exploratória e descritiva, utilizando-se de levantamento bibliográfico e realização de estudo de caso, como procedimentos de investigação. Depois de analisados os dados, conclui-se que os resultados desta pesquisa podem contribuir para um melhor entendimento da gestão da informação na hotelaria de Balneário Piçarras e abrem perspectiva de se trabalhar de maneira mais abrangente os elementos de comunicação, tendo em vista a melhoria contínua dos processos decisórios.
Copyright (c) 2024 Coriolano Chaves Filho Borges, Mariana Pires Silva Reinhardt, Verônica Maria de Carvalho, Sara Joana Gadotti dos Anjos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Uma plataforma internacional com a finalidade de promover e disseminar a pesquisa científica e tecnológica aplicada em turismo, hospitalidade e gastronomia.