O presente artigo tem como temática a análise sociocultural das práticas de lazer e de turismo de um grupo de médicos da cidade de Dourados/MS. O objetivo geral da pesquisa foi verificar como esses médicos utilizam seu tempo livre e quanto desse tempo é utilizado com prática de atividades de lazer e de turismo, além da autoavaliação sobre o lazer praticado pelos respondentes. A metodologia utilizada pautou-se na pesquisa bibliográfica inicial sobre o tema, confecção e aplicação do instrumento de pesquisa de campo, tendo como método o questionário e a análise qualitativa dos dados. Nesse sentido, entende-se como fundamental para o profissional do turismo, compreender o lazer dos diferentes grupos sociais com os quais irá trabalhar e, no caso desta pesquisa, pensar em atividades de lazer e de turismo que sejam adequadas à rotina dos médicos, além de despertar a consciência para a importância do lazer enquanto qualidade de vida.
Copyright (c) 2024 Larissa Clemente Correia, Alice Pillon Ribeiro, Taisa Ellen Dias de Oliveira, Camila de Brito Quadros Lara
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Uma plataforma internacional com a finalidade de promover e disseminar a pesquisa científica e tecnológica aplicada em turismo, hospitalidade e gastronomia.