• Resumo

    PROJETO DE EXTENSÃO LUDOTECA DO TURISMO: A ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE JOGOS LÚDICO-Pedagógicos Junto a Escola da Inclusão da UFPel

    Data de publicação: 30/04/2018

    Este trabalho tem como objeto de estudo a elaboração de jogos lúdico-pedagógicos para trabalhos de sensibilização nas áreas de turismo e patrimônio junto a pessoas com deficiência. Neste contexto, o objetivo geral do presente estudo é apresentar os dois jogos desenvolvidos pelo Projeto de Extensão “Ludoteca do Turismo”, do Curso de Bacharelado em Turismo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), a partir da experiência de trabalho com o grupo de alunos da Escola da Inclusão da UFPel no ano de 2016. Para isso, foram realizadas pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo, com a realização de entrevistas com alunos, pais e organizadores da Escola da Inclusão. Com base na análise realizada pode-se concluir que o “Bingo dos Patrimônios” foi o jogo que mais chamou atenção, com o uso de imagens em tamanho grande para que toda a turma, independente da idade ou da deficiência, pudesse participar, tornando a ação, de fato, lúdica e inclusiva. 

Applied Tourism

Uma plataforma internacional com a finalidade de promover e disseminar a pesquisa científica e tecnológica aplicada em turismo, hospitalidade e gastronomia.

Access journal