A Gastronomia Sustentável se reporta à sustentabilidade na agricultura, às políticas e práticas que levem ao desenvolvimento rural mais igualitário e ambientalmente sadio. Ela também tem a ver com formas de gerenciar e controlar os resíduos e sua reciclagem. É nesta vertente que esta proposta se encaixa, propondo-se a promover o aproveitamento da polpa do coco verde e qualificar para o mercado de trabalho, pessoas em situação de vulnerabilidade social. Foram desenvolvidas seis oficinas sendo a primeira de acolhimento e boas práticas e nas demais foram desenvolvidos espumante, compota, mousse, pudim, picolé utilizando-se a polpa do coco verde. As ações desenvolvidas promoveram a qualificação dos alunos envolvidos além de difusão das técnicas para desenvolvimento de produtos elaborados com a polpa do coco verde, proporcionando aos mesmos a possibilidade de incrementar a renda. O desenvolvimento dos produtos também se apresenta como uma alternativa à redução do desperdício da polpa do coco verde e consequentemente ao seu uso sustentável.
Copyright (c) 2024 Caroline Brasil Lopes, Ingrid Conceição Dantas Guerra, Maria Gorette de Queiroz Oliveira, Erika Vanessa dos Santos Brito
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Uma plataforma internacional com a finalidade de promover e disseminar a pesquisa científica e tecnológica aplicada em turismo, hospitalidade e gastronomia.