Smart tourism destinations:

Analysis of profile and tourist demand experience in Curitiba-PR, Brazil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14210/at.v8i3.19610

Resumo

By analyzing the tourist demand of destinations and understanding the changes occurring in the tourism sector for various reasons, it becomes possible to elucidate tourists' desires, evaluate their perception regarding the products and services offered, and identify the need for adaptation on the part of business owners and public managers. In this perspective, this study aims to address the following question: how can measurement indicators of tourist experience be used in a research instrument to contribute to the evaluation of tourist demand in the destination of Curitiba, Paraná - Brazil? To answer this, the objectives are as follows: to analyze the demand profile, travel information, and tourist experience in Curitiba, Paraná, Brazil. This research is exploratory and descriptive in nature, employing a quantitative approach. The results demonstrate that comprehending tourists' profiles and evaluating their experience at the destination is crucial for strategic planning within the tourism sector. This enables efforts to be directed toward the formulation of public policies. The study provided pertinent insights into the tourist demand experience in Curitiba, furnishing valuable input for the development of effective strategies within the tourism industry. This enhances the city's tourist offerings and ensures positive visitor experiences.

Biografia do Autor

Melise de Lima Pereira, UFPR

Pesquisadora e docente vinculada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, Mestrado em Turismo (PPGTUR); e ao Departamento de Turismo, ambos da Universidade Federal do Paraná, UFPR. Doutora em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI (2019), com bolsa CAPES/PROSUC e bolsa do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PSDE/CAPES) para as atividades desenvolvidas na MODUL University Vienna, MU, Viena, Áustria (2017-2018); Mestre em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI (2013), com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Santa Catarina (FAPESC); Bacharel em Turismo pela Universidade Federal de Pelotas, UFPEL (2011). Atua nos grupos de pesquisa em: Turismo, Marketing e Competitividade (TMC) da UFPR; Grupo de Estudos em Turismo do Extremo Sul (GETES) da FURG; e Planejamento e Gestão do Espaço Turístico (PLAGET) da UNIVALI, ambos cadastrados no CNPq. Desenvolve pesquisas sobre a Imagem de Destinos Turísticos com auxílio financeiro do CNPq - Edital Universal (2021). Possui interesse nos seguintes temas: Pesquisa Quantitativa aplicada ao Turismo, Marketing de Destinos Turísticos, Comportamento do Consumidor e Valores Pessoais dos Turistas.

Wellyngton Fernando Leonel de Souza, UFPR

Estudou o ensino básico, fundamental e médio em instituições de ensino público no Paraná. Cursou ensino técnico em Eletrotécnica como bolsista do PRONATEC na instituição de ensino privado SENAI/PR. Formado em Gestão de Turismo na Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral. Foi estagiário na Secretaria de Turismo, Cultura, Meio Ambiente e Urbanismo de Morretes/PR. Integrou como bolsista o Programa de Educação Tutorial (MEC/UFPR), grupo PET Litoral Social. Atuou como voluntário em projeto de Iniciação Científica entre 2019 e 2021. Foi voluntário no projeto de Extensão "Cultura + Política" entre 2020 e 2022. Atualmente é mestrando em Ciência, Tecnologia e Sociedade no Instituto Federal do Paraná, mestrando bolsista CAPES/DS em Turismo na Universidade Federal do Paraná, integrante do Grupo de Pesquisa CNPq TTD - Turismo, Território e Desenvolvimento e do Grupo de Pesquisa CNPq TURITEC - Turismo, Tecnologia, Informação, Comunicação e Conhecimento

Gutemberg Cardoso da Silva

Mestrando em Turismo na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Especialista em Psicologia das Organizações e do trabalho pela Faculdade Alfa América, Graduado em Relações Públicas e Turismo pela Universidade Federal da Paraíba(UFPB), e em Administração pela Universidade Estácio. Membro do Grupo de Pesquisa Turismo e Sociedade (UFPR). Pesquisa principalmente nas seguintes áreas: Turismo e desenvolvimento regional, Processo de regionalização do turismo, Comunicação e Relações Públicas, Produção Cultural e usos e aplicações da informação digital.

Downloads

Publicado

2023-11-06