O problema encontrado pelos autores apresentou-se na seguinte forma: A hospitalidade dos restaurantes influencia nas contratações de negócios internacionais? Partindo da referente pergunta, objetivou-se compreender a relevância da hospitalidade dos restaurantes na contratação de negócios envolvendo turistas internacionais. Também se entendeu necessário a compreensão de três objetivos específicos; Foi observada a importância da ambientação dos restaurantes, capacidade de adequação física e de cardápio por parte dos restaurantes e a viabilidade de atendentes que possam atender o turista em seu idioma natal. As hipóteses exploradas foram (H1) os restaurantes influenciam a favor da assinatura de negócios internacionais;(H2) os restaurantes não possuem relevância como local para negociações internacionais. Na coleta de dados foi feita uma pesquisa exploratória utilizando método de observação direto, um levantamento bibliográfico respaldado no protocolo de estudo de caso
de Yin (2001), sendo também aplicadas entrevistas semiestruturadas. Foram obtidas respostas positivas à influência dos restaurantes, demonstrando a capacidade de atuação da comensalidade como fator de
negociação entre os turistas de negócios. Outro importante dado observado foi o aumento de confiança proporcionado ao anfitrião quando
este recebe seu convidado, no restaurante que costumeiramente frequenta
Palavras-Chave: Turismo de Negócios; Gastronomia; Comensalidade; Hospitalidade;
Copyright (c) 2024 Vinícius Val Gonçalves Cordeiro Fernandes, Cláudia Cristina Martins de Mello, Andyara Lena Paiva de Barros Camargo
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