O artigo trata de um resgate do processo de implantação do SGA - iniciado com a empresa Tropical Hotels & Resorts (de 2000 até 2007), até os investimentos e resultados alcançados pelo grupo Orient- Express Brasil S/A (de 2007 até meados de 2014). De forma geral, objetiva-se investigar as transformações ocorridas dos elementos indicativos e práticas a partir da implantação do SGA. Especi camente, descrever o processo de implantação destes sistemas dos dois grupos hoteleiros, levantar os indicadores e práticas de Gestão Ambiental, e veri car a variabilidade estatística (desvio padrão) dos elementos indicativos das práticas de gestão ambiental (consumo esperado versus consumo real). Os métodos caracterizam-se com o uso de técnicas qualitativas e quantitativas, com bases exploratórias e descritivas, o instrumento utilizado fora à entrevista semiestruturada, com técnica de análise de conteúdo, aplicado com a Coordenadora de Aprendizagem e Desenvolvimento, com o Gerente de Manutenção e com o Supervisor de Tecnologia da Informação do hotel sobre os indicadores ambientais aplicados na empresa. Os resultados alcançados demonstram que a organização continua trabalhando de forma adequada o SGA, sobretudo, busca soluções que reduzam o consumo de água, energia, gás natural, dentre outros indicadores. Ao nal demonstram-se propostas de melhora ao empreendimento.
Palavras-chave: ISO 14001; Gestão Ambiental; Sistema de Gestão Ambiental; Indicadores de Gestão Ambiental.
Copyright (c) 2024 Eloise Jacomelli, Zaidyani Gabine Rodrigues, Eduardo Hack
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.