Atividades como viagens de estudos e visitas guiadas mostram-se efetivas ao despertar a atenção das pessoas para os problemas decorrentes da degradação do meio ambiente. Neste sentido, o turismo pedagógico, integrando educação e conservação da Natureza, parece ser uma estratégia positiva e capaz de contribuir para a transformação do sujeito a partir da sensibilização para as questões ambientais. Considerando este contexto, o trabalho tem como objetivo apresentar algumas propostas educativas resultantes de um projeto de turismo pedagógico que visou incorporar a educação ambiental em suas práticas. As ações ocorreram entre 2014 e 2017 na sede do Centro de Estudos Ambientais Eco-Terrenão, no município de Glorinha, Rio Grande do Sul. O turismo pedagógico pode, de fato, complementar a educação ambiental ao promover a integração do sujeito com a natureza, através do reconhecimento do meio e da percepção ambiental.
Derechos de autor 2024 Aline Beatriz Pacheco Carvalho, Letícia Orling Camacho Escobar, Cristina Vargas Cademartori
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