O projeto TAMAR é uma iniciativa pioneira no Brasil na conservação das tartarugas marinhas, e em 1984 se instalou em Fernando de Noronha (PE) buscando protegê-las. Com base na premissa da melhoria de serviços prestados, desenvolveu-se uma pesquisa buscando conhecer a opinião dos entrevistados quanto aos aspectos da interpretação e os serviços prestados pelo Centro de Visitantes (CV) do Projeto Tamar/ICMBio em Fernando de Noronha. Para isso, utilizou-se a pesquisa descritiva e observação in loco, e como aporte teórico a pesquisa bibliográfica. Foram entrevistados visitantes no CV e uma das principais constatações foi a de que 80% dos entrevistados ainda preferem uma palestra tradicional a um vídeo em 3D. Com base nesse resultado, conclui-se que os turistas desejam novas tecnologias, no entanto não abrem mão da interpretação
ambiental personalizada, realizada por meio das palestras. Descobrir o limite que tange o uso de tecnologias e a ausência de interpretes é um dos maiores desafios atuais dos museus e centros de visitantes.
Palavras-chave: Projeto Tamar. Fernando de Noronha. Novas Tecnologias.
Derechos de autor 2024 Tatiane Ferrari do Vale, Rafael Azevedo Robles, Jasmine Cardozo Moreira
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.
Uma plataforma internacional com a finalidade de promover e disseminar a pesquisa científica e tecnológica aplicada em turismo, hospitalidade e gastronomia.