Objetivo: O presente trabalho se propõe a compreender e analisar o desenvolvimento de grandes grupos de negócio, ou Business Groups (BG) no Brasil.
Metodologia: O artigo é baseado em uma análise histórica centrada na análise longitudinal de casos do contexto brasileiro para desvendar as trajetórias de desenvolvimento de BG.
Resultados: A análise histórica revela que os BG no Brasil se beneficiaram de falhas institucionais, algumas das quais geradas em momentos de crise, e souberam se aproveitar de dinâmicos arranjos institucionais durante reformas pró-mercado, como por exemplo o uso de incentivos governamentais para alavancar sua participação no processo de privatizações. Consequências dessa capacidade incluem o acelerado crescimento de vários grupos sem a necessidade de pulverização do capital e controle, e a implementação com sucesso de estratégias como integração vertical por meio de aquisições.
Originalidade e valor: Ao mostrar como os BG surgiram e se desenvolveram no Brasil, aproveitando-se de oportunidades oferecidas por arranjos institucionais locais, o estudo apresenta os mecanismos que explicam a persistência do desempenho superior dos BG ao longo de um longo período de tempo.
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