• Resumo

    FRAGMENTAÇÃO DA SUBJETIVIDADE: O QUE DIZEM OS GESTORES?

    Data de publicação: 20/05/2013
    O objetivo desta pesquisa foi o de descrever como a organização do trabalho e as relações socioprofissionais se relacionam com a fragmentação da subjetividade de ocupantes de cargos gerenciais. Partiu-se de uma revisão teórica que contemplou os conceitos de subjetividade e de fragmentação da subjetividade, o cenário atual da função gerencial com seu novo tipo de traballho, culminando na conceituação da prática de gestão de pessoas e sua relação com a fragmentação da subjetividade. Utilizando a abordagem qualitativa, foram entrevistados dez gestores que atuavam em diferentes organizações. Foi utilizada a técnica de análise de conteúdo para a análise dos dados, considerando-se os aspectos explícitos e implícitos dos discursos dos entrevistados, com características bem diversificadas. Os entrevistados relataram impactos em suas vidas em decorrência do intenso ritmo de trabalho, ocasionando problemas familiares, estresse, ansiedade, abdicação de prazeres pessoais e provocando, muitas vezes, o adoecimento físico e psíquico. Percebeu-se também a existência de conflitos de valores em suas atividades profissionais, decorrentes do sentimento de fragmentação da subjetividade, da falta de vínculos e de referências pessoais. Constatouse a existência de um distanciamento com relação a seus desejos pessoais e às práticas de gestão de pessoas as quais são obrigados a disseminar dentro das organizações, o que pode levar à corrosão de seus valores morais e éticos.

Revista Alcance

A Revista Alcance é uma revista brasileira de livre acesso, com publicação quadrimestral, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Administração e Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística da Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Procuramos publicar artigos de trabalhos teóricos-empíricos e tecnológicos nas áreas da Administração. Diferentes perspectivas teóricas e metodológicas são bem-vindas, desde que sejam consistentes e relevantes para o desenvolvimento da área. 

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