• Resumo

    A ESTRATÉGIA DE PERSONIFICAçãO NO MARKETING DIGITAL DA MAGAZINE LUIZA COMO EXPRESSÃO DE REIFICAÇÃO

    Data de publicação: 21/07/2025

    Esta produção busca efetuar uma leitura de conteúdos específicos da página da marca de varejo brasileira Magazine Luiza, mais especificamente de sua personagem virtual Lu da Magalu, que exemplificam a maneira com que a marca utiliza dos recursos da rede social X (antigamente Twitter) com intuito de simular atitudes de caráter humano para participação em uma forma de alienação específica, uma relação social dialética a qual a teoria marxista atribui o nome Reificação, ou Coisificação. Esse estudo propõe uma análise de conteúdo qualitativa por meio de artigos acadêmicos e livros didáticos para tecer uma crítica dessa estratégia, detectando signos propagados pela marca e utilizando o conceito marxista de fetiche de mercadoria para desvendar as implicações sociais da personificação de marcas no capitalismo digital.

Anais do Congresso Brasileiro de Políticas da Vida na Era Digital

Este Congresso Científico busca interpelar e compreender as novas roupagens da biopolítica a partir da transmutação do eu a um perfil, bem como a modificação e criação de organismos a partir dos saberes emergentes das ciências biotecnológicas. Tais proposições são organizadas a partir de um trabalho conjunto de três Grupos de Pesquisa de três universidades brasileiras (UNIVALI, UFSC e UFS).  

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