Esta produção busca efetuar uma leitura de conteúdos específicos da página da marca de varejo brasileira Magazine Luiza, mais especificamente de sua personagem virtual Lu da Magalu, que exemplificam a maneira com que a marca utiliza dos recursos da rede social X (antigamente Twitter) com intuito de simular atitudes de caráter humano para participação em uma forma de alienação específica, uma relação social dialética a qual a teoria marxista atribui o nome Reificação, ou Coisificação. Esse estudo propõe uma análise de conteúdo qualitativa por meio de artigos acadêmicos e livros didáticos para tecer uma crítica dessa estratégia, detectando signos propagados pela marca e utilizando o conceito marxista de fetiche de mercadoria para desvendar as implicações sociais da personificação de marcas no capitalismo digital.
Este Congresso Científico busca interpelar e compreender as novas roupagens da biopolítica a partir da transmutação do eu a um perfil, bem como a modificação e criação de organismos a partir dos saberes emergentes das ciências biotecnológicas. Tais proposições são organizadas a partir de um trabalho conjunto de três Grupos de Pesquisa de três universidades brasileiras (UNIVALI, UFSC e UFS).