A expansão das plataformas, característica da sociedade contemporânea, chega também à educação, em diferentes campos, mas seu conceito tem sido compreendido de maneira acrítica, superficial e ampla. A análise crítica das plataformas digitais na educação exige uma investigação das relações de poder e das contradições sociais que moldam seu uso, para além de uma visão meramente instrumental e determinista nos mais diversos contextos educacionais. A partir da conjuntura exposta, emerge o seguinte problema: quais os impactos das tecnologias contemporâneas no trabalho docente? O objetivo deste estudo é analisar, sob uma perspectiva crítico-dialética, a plataformização no contexto educacional, no que diz respeito às implicações para o trabalho, e seu viés mercadológico, que atente apenas aos interesses do capital.
Este Congresso Científico busca interpelar e compreender as novas roupagens da biopolítica a partir da transmutação do eu a um perfil, bem como a modificação e criação de organismos a partir dos saberes emergentes das ciências biotecnológicas. Tais proposições são organizadas a partir de um trabalho conjunto de três Grupos de Pesquisa de três universidades brasileiras (UNIVALI, UFSC e UFS).