• Resumo

    PLATAFORMIZAÇÃO, INFÂNCIA E CONHECIMENTO: REFLEXÕES SOBRE O IMPACTO DIGITAL NO COTIDIANO

    Data de publicação: 21/07/2025

    Este trabalho propõe uma discussão teórica com o objetivo de refletir sobre as implicações provocadas pelo fenomeno da plafatormização e dataficação da vida na produção, acesso e compartilhamento do conhecimento. Colocando o foco na infância, o texto discute como as plataformas digitais ampliam o mundo conhecido pelas crianças, interligando experiências reais e mediadas pela mídia. A plataformização é entendida como um fenômeno que redefine a experiência do corpo, do espaço e do tempo, criando um ambiente onde a vida cotidiana é mediada por dados e algoritmos, alterando a percepção humana e levando a uma crescente perda de controle sobre a própria subjetividade. A infância, especialmente, é vista como um campo de ação de poder, onde as tecnologias moldam não apenas o aprendizado, mas também a subjetividade das crianças, reduzindo suas possibilidades criativas e de liberdade.

Anais do Congresso Brasileiro de Políticas da Vida na Era Digital

Este Congresso Científico busca interpelar e compreender as novas roupagens da biopolítica a partir da transmutação do eu a um perfil, bem como a modificação e criação de organismos a partir dos saberes emergentes das ciências biotecnológicas. Tais proposições são organizadas a partir de um trabalho conjunto de três Grupos de Pesquisa de três universidades brasileiras (UNIVALI, UFSC e UFS).  

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