Proposta de um Checklist de Avaliação de Usabilidade de Aplicativos Android no Contexto Educacional

Autores

  • João V. A. Porto Instituto Nacional para Convergência Digital (INCoD)/ Departamento de Informática e Estatística (INE)/ Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Heliziane Barbosa 1Instituto Nacional para Convergência Digital (INCoD)/ Departamento de Informática e Estatística (INE)/ Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Departamento de Expressão Gráfica/ Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Christiane Gresse von Wangenheim Instituto Nacional para Convergência Digital (INCoD)/ Departamento de Informática e Estatística (INE)/ Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.14210/cotb.v0n0.p870-879

Resumo

Uma forma cativante de ensinar computação pode ser pela programação de aplicativos móveis com o ambiente de programação baseado em blocos App Inventor. Entretanto, como o design dos aplicativos é crucial, isso também deve incluir o ensino de conceitos de design de interface. Assim, objetivando facilitar a avaliação de tais aplicativos desenvolvidos por alunos, apresentamos uma checklist que suporta a medição da conformidade do design de interface de aplicativos em relação ao guia de estilo Material Design. A checklist foi derivada e avaliada sistematicamente quanto a face validity. Pode ser usada por professores na avaliação do design de aplicativos e servirá como base para uma automatização do processo de avaliação.

Downloads

Publicado

10-05-2018

Edição

Seção

Artigos Completos