Chatbots vêm sendo cada vez mais utilizados nos dias de hoje por apresentarem soluções avançadas no campo da inteligência artificial, sendo capazes de oferecer grandes vantagens em aplicações comerciais. O presente artigo tem como objetivo descrever o funcionamento e implementação de um chatbot que utiliza uma rede Long Short-Term Memory (LSTM). No trabalho utilizou-se técnicas de Aprendizado de Máquina e Processamento de Linguagem Natural para demonstrar a rede LSTM que consegue compreender a escrita da língua portuguesa redigido em um livro de contos. Após o treinamento, o chatbot recebe uma frase e continua a sua escrita até um limite de caracteres pré-definido. Obteve-se melhores resultados com cerca de cem até quatrocentas épocas de treinamento, apresentando uma porcentagem de acerto de até 87% em relação à escrita correta da gramática formal.
O Computer on the Beach é um evento técnico-científico que visa reunir profissionais, pesquisadores e acadêmicos da área de Computação, a fim de discutir as tendências de pesquisa e mercado da computação em suas mais diversas áreas.