Os espaços maker são locais onde jovens podem desenvolver projetos de temas diversos apoiados por tecnologias digitais e analógicas. Estes espaços têm ganhado bastante evidência por seu potencial eduacional, uma vez que neles é possível reunir pessoas para troca de saberes e fazeres, compartilhar ideias e soluções. Neste contexto, acreditamos que estes ambientes são essenciais para que projetos e ideias se tornem capazes de gerar formas de empreendedorismo. O presente artigo objetiva analisar a relação de espaços maker e o reflexo destes na promoção de culturas locais voltadas ao empreendedorismo. A metodologia adotada baseia-se na pesquisa bibliográfica na temática estudada, ou seja, cultura maker e empreendedorismo, além de pesquisa exploratória, através da aplicação de questionário a empreendedores que tiveram vivências em espaços maker e consequente análise interpretativa de seus dados. Nossa hipótese inicial baseia-se na ideia de que a experiência em espaços maker incentiva o espírito empreendedor pré-existente ou, ainda, que faça surgir possibilidades empreendedoras em indivíduos que não pensam em criar um negócio. O artigo está organizado em cinco seções, a primeira sendo a introdução; a segunda e terceira focam no referencial teórico de espaços maker e empreendedorismo; a quarta versa sobre o questionário e os resultados obtidos, analisando-os conjuntamente à bibliografia encontrada; e, por último, concluímos as pesquisas feitas. Acreditamos que, com quorum maior de sujeitos, seja possível investigar de forma mais profunda a relação proposta e incentivar iniciativas locais relacionadas a espaços maker comunitários.
O Computer on the Beach é um evento técnico-científico que visa reunir profissionais, pesquisadores e acadêmicos da área de Computação, a fim de discutir as tendências de pesquisa e mercado da computação em suas mais diversas áreas.