O presente trabalho descreve os resultados de uma pesquisa
que consiste no desenvolvimento, aplicação e análise do potencial
pedagógico de um material didático concreto 3-D para apoio ao
ensino e aprendizagem de conceitos de Modelagem de Casos de
Uso, Classes e Modelagem Relacional de Dados, visando a inclusão
de pessoas com deficiência viasual. Partiu-se da hipótese de que um
material didático, pensado especificamente e considerando a
inclusão, pode contribuir para o aprendizado de modelagem de
sistemas de informação. A Engenharia de Software é uma
disciplina cujos conteúdos necessitam, em grande parte, do apoio
de ferramentas gráficas paraa construção de diagramas. Contudo,
essas ferramentas são de difícil leitura por softwares de
acessibilidade. Assim, para o desenvolvimentoforam previstas as
seguintes etapas: levantamento bibliográfico acerca da temática;
busca por trabalhos relacionados; elaboração e modelagem;
impressão e construção dos protótipos; aplicação e validação;
análise dos resultados. A pesquisa encontra-se na fase de
construção dos protótipos para aplicação e validação junto aos
docentes e pessoas com deficiência visual. O material tem
potencial para registro de patentes, podendo ser disseminado nas
redes públicas que ofertam Ensino Médio Integrado na área de
Informática, assim como ter o seu uso estendido aos cursos de
graduação da área.
O Computer on the Beach é um evento técnico-científico que visa reunir profissionais, pesquisadores e acadêmicos da área de Computação, a fim de discutir as tendências de pesquisa e mercado da computação em suas mais diversas áreas.