• Resumo

    Aprendizagem Curricular Aplicada à Programação Genética Cartesiana para Otimização Lógica de Circuitos Digitais

    Data de publicação: 03/05/2023

    RESUMO
    Atualmente, o número elevado de entradas em circuitos digitais
    tem se tornado um problema cada vez mais comum, demandando
    novas soluções para a otimização lógica dos mesmos. Uma técnica
    que vem sendo utilizada nos últimos anos é a de Logic Learning, que
    tem como base o uso de técnicas de Machine Learning (ML) para
    a geração de circuitos aproximados a partir de descrições parciais
    das funções lógicas. Uma das técnicas de ML já utilizada em Logic
    Learning é a Programação Genética Cartesiana (CGP). Apesar de
    fluxos de síntese lógica baseados em CGP já terem se mostrado
    efetivos, podem ter dificuldades em atingir uma evolucionabilidade
    satisfatória dentro de uma restrição de tempo de execução e para
    certas funções. Neste contexto, o presente trabalho busca investigar
    a aplicação de uma técnica denominada aprendizagem curricular
    (Curriculum Learning) para melhorar a evolucionalidade, convergindo
    para uma melhor acurácia. Para avaliar de forma preliminar
    a solução proposta foi utilizada uma porção dos benchmarks da
    competição de síntese lógica da conferência IWLS de 2020, através
    dos quais observou-se que, quando são priorizados exemplos
    de treinamento com dificuldade igualitariamente distribuída ou
    exemplos mais difíceis, a técnica de aprendizado curricular pode
    trazer benefícios para o processo evolutivo. Entre os resultados que
    colaboram para esta hipótese estão ganhos de até 20% na acurácia
    dos circuitos gerados (se considerada uma diferença absoluta) e
    benchmarks que só apresentaram ganhos em acurácia. Ainda assim,
    demais resultados evidenciam a importância de uma avaliação mais
    detalhada sobre a abordagem.

Anais do Computer on the Beach

O Computer on the Beach é um evento técnico-científico que visa reunir profissionais, pesquisadores e acadêmicos da área de Computação, a fim de discutir as tendências de pesquisa e mercado da computação em suas mais diversas áreas.

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